11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO DA CMT-PE

publicado: 21/07/2021 15h47,
última modificação: 05/08/2021 12h36

No dia 25 de junho de 2021, realizou-se a 11ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Triunfo, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a reunião em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Dando prosseguimento o senhor Presidente o Sr. Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou do Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores. Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde devidamente inscrita fez o uso da palavra a Secretária de Educação Miriam saudando os presentes e os senhores vereadores. Inicialmente a secretária relatou algumas ações empreendidas pela secretaria, enfatizando as reformas das escolas e a vacinação dos professores. Ainda justificou a PL nº 22/2021, dizendo que já se reuniam com alguns reitores, que o vestibular será em novembro e que poderá contar até com 80 alunos e agradeceu a compreensão dos vereadores na aprovação do projeto.  Na sequencia o vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimental e se pronunciou, inicialmente parabenizou a secretária Miriam pelas explanações acerca da PL Nº 22/2021, lembrando que Triunfo sempre se destacou pela educação. Justificou suas indicações, todas a pedido do povo. Parabenizou a obra da adutora do Pajeú, parabenizou o prefeito Luciano Bonfim que buscou a referida obra ao Deputado Sebastião Oliveira, em especial a Lula que deu inicio a obra. Parabenizou a UVP pela realização do fórum afirmando levar a ideia ao executivo para realizar em Triunfo também. Na sequencia o vereador Edvaldo de Oliveira Filho também se reportou a obra da adutora do Pajeú que será uma das mais importantes para Triunfo. Ainda indagou a possibilidade de destinar instrumentos musicais para a Escola Mauricio Candido, o transporte escolar e o fardamento. Encerrou sua fala defendo a possiblidade de uma escolinha de futebol. O vereador Pedro Xavier referiu-se a questão da adutora agradecendo a todos os envolvidos na ação e solicitou a extensão do saneamento básico para a zona rural. Solicitou melhoria no transporte escolar e empenho para a banda marcial das escolas menores. Com a palavra o vereador Leonardo agradecendo o executivo pelos calçamentos feitos e pediu melhorias na barragem do Cajueiro; justificou suas indicações e encerrou. Com a palavra o vereador Givaldo Belarmino agradeceu o empenho de Miriam e a presteza de Ivanice. Prestou contas da viagem que realizou junto com o vereador Djaci, onde solicitou diversas obras e justificou suas indicações; ainda esclareceu a questão do esgoto em Canaã e estava sempre atento as melhorias. O vereador Macio Fernandes se pronunciou falando da necessidade de voltar os esportes com as devidas precauções, inclusive o lançamento de projeto e valorização, beneficiando jovens, contando com o apoio dos amigos. O vereador Djaci Marques se pronunciou saudando os presentes nas pessoas de Gilson do Pará e Lula Baião. Referiu-se a educação que deve ser tratada com prioridade e ainda pediu um posicionamento da secretária a respeito do reajuste salarial dos profissionais. Ainda falou na questão de um paciente ter passado uma manha inteira a espera de atendimento em aglomeração e não foi atendido, solicitando esclarecimentos e melhorias na saúde.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão, em regime de urgência o PL nº 022/2021 que foi aprovado por unanimidade, como também o requerimento nº 045/2021.