1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 11/02/2022 09h46,
última modificação: 30/05/2022 11h45

A 1ª Reunião Ordinária do Primeiro Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo-PE foi realizada no dia 11 de fevereiro de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores.

Como não havia oradores inscritos para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente, onde por ordem dos inscritos o vereador Edvaldo de Oliveira Ferreira Filho fez o uso da palavra e pediu orações em favor da recuperação Manoel Enfermeiro em seguida agradeceu pelas obras estruturais, especialmente pela recuperação da estrada do Barbalho, agradecendo o empenho de toda a equipe. Disse que se reuniu com a secretaria de educação quando solicitou transporte escolar para os universitários; que havia proibições legais, porém o prefeito se comprometeu em dar um bolsa no valor de R$ 100 (cem) reais, equivalente a 50% do transporte, inclusive para os alunos do curso técnico. Ainda falou sobre a questão da telefonia móvel de Jericó, dizendo que em dezembro esteve em Recife buscando reforços dos deputados. Por fim desejou uma ótima recuperação ao nobre colega vereador Pedro Jr. Xavier e um bom começo de trabalho a todos.

O vereador Djaci Marques se pronunciou referindo-se a presença do prefeito na abertura da sessão legislativa, que infelizmente o mesmo não pôde comparecer, mas o convite estava de pé. Falou sobre a valorização dos profissionais do magistério coma implantação do piso, pois o salário estava defasado desde 2019 e apela para que o executivo reveja essa situação e encaminhe à Câmara com urgência, pois Triunfo era o único município do Pajeú que não pagava o piso. Comentou a questão do desconto salarial dos aposentados para previdência oque penalizava a classe já sofrida. O vereador se referiu ao ensino integral de Jericó que ouviu boatos da suspensão da modalidade de ensino integral, e assim frisou os resultados muito satisfatórios da educação em tempo integral, sendo preciso implementar em outras escolas essa mesma modalidade e não extingui-la, deixando sua indignação e protesto pedindo a revisão desta questão. Ainda afirmou que a bolsa de R$ 100 (cem) reais que o prefeito está doando aos universitários é consideravelmente pequena, e que essa bolsa não contemplaria a todos os estudantes de Jericó. Na sequência o vereador Leandro José Dionísio primeiramente agradeceu ao executivo pelas obras de limpeza do canal do açude, o calçamento da estrada do Sitio Jardim, dentre outras, reconhecendo a eficácia da atual administração. Frisou a luta do gestor para garantir água ao município com extensão da rede hidráulica e a adutora do Pajeú.

Por sua vez o vereador Givaldo Belarmino justificou suas proposições e ressaltou o empenho do prefeito em beneficiar o bairro Santo Antônio com água, lembrando o exemplo de Canaã com abastecimento d´água. Parabenizou o trabalho do secretario Daniel Antas e solicitou a reabertura do posto de saúde do Carro Quebrado.

Cumprindo precedente regimental o vereador Anselmo Martins se pronunciou, inicialmente lembrando a atuação do ex-gerente de saúde Victor Martins que foi um servidor exemplar.  Agradeceu a pavimentação da Rua Luiz Campos Xavier e mostrou sua satisfação na continuação das obras do centro pedagógico e dos calçamentos de diversas ruas, além de manter em dias todos os pagamentos dos servidores, ficando claro a boa gestão do atual prefeito do município, Luciano Fernandes Sousa. Justificou a ausência do prefeito na abertura da sessão legislativa e referenciou o Cine Teatro Guarany pelos 100 anos, justificou suas proposições e finalizou com votos de harmonia, união e respeito mútuos.

Por sua vez o vereador Jose Leonardo falou da luta dos moradores do bairro Santo Antônio pela implementação do sistema de abastecimento que agora teria se tornado realidade graças ao empenho do executivo, lembrou que era necessário continuar na luta da regularização fundiária. Agradeceu a Secretária de Administração pelos seus trabalhos, parabenizando-a por sua nítida dedicação a gestão; finalizando justificando suas indicações.

O vereador Edvaldo Lima do Nascimento fez uso da palavra agradecendo a Deus pelo momento e pela recuperação das pessoas acometidas pelo COVID-19. Ainda afirmou que esperava do executivo, o quanto antes, o envio à Câmara, o projeto de lei que reajusta o salário dos professores e aproveitou o momento para parabenizar o prefeito pela sua gestão. Justificou suas indicações e pediu para que o líder do governo leva-se ao prefeito a solicitação para a contratação de um fisioterapeuta para posto de saúde do Carro Quebrado.

O vereador Mácio Fernandes fez uso da palavra desejando sucesso a diretora da unidade mista, Aline Cabral, ressaltando sua dedicação e se colocando a disposição. Ainda parabenizou seu colega Leandro Dionísio pela sua forma de trabalho e agradeceu ao executivo pelo atendimento dos seus pleitos lembrando que os maiores beneficiados são a população, afirmou ser de acordo com a telefonia móvel para Jericó e que os deputados e governador deveriam ter mais interesse nesse sentido. Relatou a questão dos passageiros de motocicletas com uso do capacete em relação à pandemia e que iria pedir a intervenção do prefeito nessa questão, sendo perigoso o uso destes capacetes por todos e encerra.

Entrou em discussão em regime de urgência especial o PL nº 004 que posto em votação foi aprovado de forma unanime. Ainda entrou em discussão, também em regime de urgência especial, o PL nº001 do legislativo que posto em votação também mereceu aprovação unanime. Todos os requerimentos também foram aprovados.