1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO SEGUNDO PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 02/09/2021 11h31,
última modificação: 02/09/2021 11h31

No dia 06 de agosto de 2021, realizou-se a 1ª Reunião Ordinária do Segundo Período Legislativo da Câmara Municipal de Triunfo-PE, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a reunião em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Dando prosseguimento o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa. Constou do Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde o vereador Edvaldo de Oliveira fez uso da palavra, iniciou saudando a todos e agradeceu o executivo pelos pleitos atendidos para o Distrito de Jericó, ainda agradeceu o empenho da secretária de administração, Ivanice, por trabalho que vem realizando. Em seguida elogiou a secretaria de saúde pelo desempenho e pediu o retorno das cirurgias eletivas. Anselmo Martins afirmou que as cirurgias de pequeno porte seriam realizadas na cidade em breve. Com a palavra, Edvaldo de Oliveira justificou sua indicação solicitando o CAPS e da reforma da praça de Jericó, ainda afirmou está satisfeito pela não cobrança de taxas para uso das quadras Society e solicitou que os secretários comparecessem à Câmara para explicações dos projetos e finalizou. O vereador Edvaldo Lima do Nascimento saudou os presentes e agradeceu a Deus pela saúde. Referiu-se a PL Complementar nº 002/2021, dizendo que o momento não era adequado mesmo com uma boa elaboração por parte de Saullo e Thales, mas que era necessário convocar, também, o Secretário de Turismo e a ACMT. O vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimental e se pronunciou agradecendo o governo do Estado pela liberação de 200 milhões para o sertão do Pajeú, pela requalificação da PE 365 e pela adutora do Pajeú, lembrando que na pandemia os investimentos foram reduzidos. Disse que era preciso cobrar mais empenho da COMPESA, ainda agradeceu a DILMA e a LULA pelo PACA, deixou seu repudio a privatização dos correios e justificou suas indicações solicitando a instalação de energia solar nos prédios públicos. Ainda pediu a duplicação da ladeira da fábrica e encerra. O vereador Givaldo Belarmino saudou os presentes e agradeceu a secretaria de desenvolvimento social e ao CREAS pelo atendimento no distrito de Canaã. Parabenizou os colegas pelas indicações; ainda afirmou ser contra a privatização dos correios e que era preciso pensar mais no futuro do país. Ainda referiu-se ao PL  complementar nº 002/2021 sobre a necessidade de estuda-lo mais. Por fim falou da dificuldade de colocar água no distrito de Canaã por motivo da COMPESA ser muito sistemática e encerrou. O vereador Leandro Dionísio por sua vez justificou seu requerimento de aplausos a equipe da caravana dos direitos da pessoa idosa, um projeto de fundamental importância. O vereador Mácio Fernandes agradeceu a Deus e justificou suas proposições; parabenizou a gerencia de esportes pela realização do Campeonato Society na escola Luiz Sampaio. Ainda parabenizou a coordenadoria da mulher na pessoa de Selma Fernandes, no combate à violência contra a mulher, como também Parabenizou o vereador Camilo pela indicação e ao Médico plantonista da cidade Dr. Jailson pelo empenho frente à medicina; ainda solicitou ao presidente a entrega dos títulos do cidadão e encerrou sua fala. O vereador Djaci Marques fez uso da palavra sugerindo que fosse feito uma sessão solene por período para entrega dos títulos. Referiu-se ao uso da quadra de Jericó e pediu os devidos reparos. O vereador Djaci ainda justificou suas proposições e parabenizou Luana e Maria Luíza pelas aulas de zumba na praça e Jericó. Agradeceu o Deputado Fabrício Ferraz e a Secretária Fernanda Batista pelas obras de requalificação da PE 365 e 337 e mais uma vez pediu providências quanto os cachorros soltos nas ruas, sugerindo uma audiência pública para o caso. O vereador José Carlos parabenizou os pais pelo seu dia lembrando que seu pai foi agraciado com uma praça com seu nome, mas João Batista tinha interferido colocando-o em um lugar diferente ficando mais distante do que o previsto anteriormente.