1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO SEGUNDO PERÍODO LEGISLATIVO DO PODER LEGISLATIVO DE TRIUNFO-PE

publicado: 05/08/2022 14h25,
última modificação: 31/08/2022 11h06

A 1ª Reunião Ordinária do segundo Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo – PE foi realizada no dia 05 de agosto 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. Presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde, devidamente inscrita, fez uso da palavra a coordenadora da mulher Selma Fernandes que saudou os presentes e fez referências ao agosto lilás e aos 16 anos da Lei Maria da Penha. Relatou as ações de proteção à mulher, onde havia uma parceria com a guarda Municipal local, secretaria de desenvolvimento Social, e demais secretarias local, bem como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Solicitou engajamento da Câmara com a causa e encerrou.

Iniciando os pronunciamentos do legislativo o vereador Edvaldo de Oliveira solicitou apoio do Executivo na realização do Folclore de Jericó; justificou suas indicações e referiu-se a sanção do Presidente da República à Lei do Piso dos enfermeiros, lembrava a luta e solicitou ao Executivo a devida adequação no município. Ainda parabenizou o presidente do COREM-PE Gilmar Junior pela luta; falou também da reunião com o Prefeito onde foi anunciada ordem de serviço para passagem molhada no Sítio Pedra D´agua, obra com orçamento de 100 mil e muito esperada pela população.  O vereador Macio Fernandes saldou os presentes e justificou suas indicações. Agradeceu o presidente, senadores e deputados pela aprovação da lei do piso dos enfermeiros lembrando a luta de muitos anos; agradeceu também ao executivo municipal pelas obras realizadas e em especial a possibilidade da realização da quadra do alto do bom Jesus, e encerrou. O vereador Jose Carlos falou sobre a obra da Casa da Arvore, agradecendo ao prefeito por mais esse ponto turístico, como também agradeceu pelo poço artesiano e finalizou agradecendo. O vereador Pedro Xavier fez uso da palavra e falou da necessidade de coibir a violência contra a mulher; parabenizou a coordenadora Selma pelo trabalho e parabenizou os enfermeiros pela conquista, ainda solicitou que os ACS’s e agentes de endemias aposentados também recebessem o piso. Solicitou do poder uma ajuda para reforma da igreja matriz, também solicitou quebra-molas para o bairro são Vicente e finalizou parabenizando o executivo pelas obras realizadas. O vereador Givaldo Belarmino se pronunciou parabenizando a gestão e a secretaria de turismo pelos eventos realizados e agradeceu ao executivo pela iluminação ao redor do açude, agradeceu também pela pavimentação das ruas do distrito de Canaã dizendo que se sente orgulhoso em participar dessa gestão. Cumprindo precedente regimental, o vereador Anselmo Martins justificou suas indicações, logo depois lembrou que era preciso correr atrás para realizar todas as indicações. disse que era preciso construir uma ciclovia na avenida Jose Veríssimo; também falou  da necessidade de realizar um concurso público no município e diminuir os serviços prestados. Ainda falou da necessidade de criar um museu da fotografia e parabenizou a radio Triunfo-FM pela cobertura da festa dos estudantes, encerrou parabenizando os ACS’s e agentes de endemias. O vereador Djaci Marques defendeu o piso dos agentes de endemias e ACS’s aposentados para também receberem o piso. Justificou a apresentação de proposições e anunciou levantamento onde a prefeitura já tinha recebido no devido ano a quantia de 40 milhões, sendo 5 milhões de excesso de receita, pois os serviços deixavam a desejar e que se elogiavam as obras mas em Jericó nada foi feito. Ainda disse que esperava a correta aplicação dos recursos e referiu-se a difícil situação do esgoto da Avenida Jose Veríssimo. Ainda afirmou que Triunfo perdeu projeto de saneamento e o povo espera uma resolução e uma boa aplicação dos recursos; parabenizou Marília Arrais pelo projeto de distribuição de absorventes para estudantes carentes e encerrou sua fala.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão, em regime de urgência especial, o PL 21/2022 onde o vereador Djaci Marques questionou o valor por considerar muito alto para manutenção de transporte escolar. O vereador Edvaldo de Oliveira explicou que o convenio não havia sido renovado em tempo hábil, por isso o recurso estava sendo devolvido para não comprometer o recebimento de futuros recursos. Posto em votação o projeto de lei foi aprovado, recebendo o voto contrário do vereador Djaci Marques, o vereador Edvaldo Lima se absteve e o vereador Pedro Xavier estava ausente da votação. O PL 22/2022 também foi posto em discussão em regime de urgência especial e em posterior votação votando contra o vereador Djaci Marque e Edvaldo Lima, e o vereador Pedro Xavier estava ausente da votação. Em seguida foram aprovados os requerimentos de nº 77 ao 81.