2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE / PODER LEGISLATIVO DE TRIUNFO

publicado: 18/02/2022 12h20,
última modificação: 30/05/2022 11h45

No dia 18 de fevereiro de 2022, realizou-se a 2ª Reunião Ordinária do 1º Período Legislativo da Câmara Municipal de Triunfo-PE, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a reunião em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. O senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria da Casa. Prosseguindo, constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, assim o Sr. presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não haviam oradores inscritos para o pequeno expediente passou-se ao grande expediente onde devidamente inscrito na tribuna popular o jovem Rinaldo Junior, representado a ADESSU Baixa Verde que expôs o projeto Adolescência e Sexualidade: seus tabus e preconceitos no município. O diretor do SINDUPROM-PE também devidamente inscrito se pronunciou na tribuna popular. A senhora Dinalva Lima Vieira de Melo fez o uso do espaço inicialmente para falar da classe dos professores e parabenizando a ADESSU pelo projeto e ressaltou a importância do mesmo ser disseminado. Falou que estava na Casa como prevenção antes que chegassem situações desagradáveis que viessem prejudicar os professores que estavam tendo prejuízo de 46% (quarenta e seis por cento) sem contar com o fato de que ainda tinha que arcar com a conturbação dos aposentados para a TriunfoPrev, aproveitou e pediu para que o legislativo fizesse uma solicitação ao prefeito requerendo essa reparação. Ressaltando que a classe estava sem reajuste a dois anos. Ainda falou a respeito do fechamento da escola integral de Jericó que era um fato preocupante, pois os municípios tem ate 2025 para implementar o modelo. Disse que os aposentados estavam vivendo uma vida difícil e que esperava ter acesso ao projeto antes de chegar à Câmara para evitar perdas e retiradas de direitos, pois não tinha falta de recursos, alertando os vereadores. O Vereador Edvaldo de Oliveira indagou o posicionamento da classe em virtude do posicionamento do gestor e a senhora Dinalva respondeu que tudo seria resolvido no dia 25/02/2022.

A secretária de Educação, Miriam Pereira, devidamente inscrita, relatou o planejamento da Secretaria de Educação, referiu-se a problemas relacionados ao transporte escolar e afirmou que 65 (sessenta e cinco) eram atendidas e que as escolas estavam seguindo os protocolos sanitários. Disse que as portas da secretaria estavam abertas os vereadores e fez alguns esclarecimentos a respeito da bolsa oferecida pelo executivo aos alunos de ensino técnico e superior. Ainda esclareceu que a secretaria não estava fechando escolas, embora o município não recebesse recurso para este programa, sendo totalmente custeado pelo município e que havia aberto uma no Sítio Espirito Santo que seria inaugurada em breve e beneficiaria mais de 200 (duzentos) alunos. Porém, o custeio desse programa estava comprometendo os recursos da educação e isso traz uma impossibilidade de continuidade dessa escola. Falou também do impacto do piso do magistério no Triunfo Prev, já que o reajuste era paritário e disse que o calculo atuarial já estava sendo feito e que não houve negação por parte do Poder Executivo em pagar, encerrando sua fala.

Na sequencia, o Vereador Edvaldo Martins justificou algumas indicações e referiu-se a necessidade da liberação dos 70% dos recursos destinados às faixas asfálticas do Sítio Apolinário. O Presidente da UVP-PE, Senhor Edmilson, inicialmente falando da grande satisfação de está em Triunfo-PE, onde sempre era bem acolhido externando seu agradecimento e disse falar em nome do Presidente Gilton e explicou a realização do encontro nos dias 23, 24, 25 e 26 de março. Aproveitou a oportunidade para falar sobre politicas publicas e que era uma questão que requer muita responsabilidade mesmo o Governo Federal não desse suporte para isto. Ainda disse que a UVB primava por capacitar, debater assuntos como turismo, reforma eleitoral, fortalecer os vereadores, dentre outros.

O vereador Djaci marques inicia agradecendo o empenho do deputado Fabrício Ferraz em favor do povo, sempre em busca de melhoria das PEs, pela nomeação de um Delegado e reabertura da CIA de polícia. Ainda defendeu a educação e reajuste dos professores e ainda disse que não se conformava com a questão dos aposentados terem que contribuir com 14% para Previdência Social. Ainda disse que o motivo da quebra da Previdência decorreu por má gestão e que se não houvesse o reajuste dos professores os mesmos deveriam optar por greve. Ainda afirmou que a secretária de Educação tirou o ensino integral da escola de Jericó que a população está revoltada com a situação e ainda relatou que o transporte que leva os alunos de Jericó ao EREMAC está superlotado e por isso pediu a regularização dessa questão. Solicitou também medicamentos para os postos de saúde que se encontram sem medicamentos e justificou suas indicações.

O vereador Givaldo Belarmino se pronunciou agradecendo a todos pelos esforços para prestar um bom serviço. Parabenizou o Cine Teatro Guarany e finalizou agradecendo o Prefeito pelo trabalha desempenhado na gestão. O vereador José Leonardo de Souza fez uso da palavra, inicialmente solicitando melhorias para a comunidade da Timbaúba e logo em seguida gradeceu ao Prefeito pelas benfeitorias nas estradas do município. Justificou suas indicações e se pôs a disposição de todos.

O vereador Mácio Fernandes se pronunciou e agradeceu ao servidor Herculano Júnior em transmitir a reunião através do instagram da Câmara. Justificou suas indicações e falou sobre o 4º seminário sobre a previdência social, onde pode ver as dificuldades do sistema. Aina afirmou ser favorável ao reajuste para os servidores especialmente para os motoristas e disse que sabia que o executivo iria resolver da melhor forma possível a questão do reajuste dos professores. E finalizou dizendo que as atividades esportivas retornariam.

O vereador Edvaldo Edvaldo de oliveira esclareceu que ficou surpreso com as noticias que soltaram em relação à bolsa transporte que o município disponibiliza para os estudantes, pois havia burocracia para esse projeto de fato ser realizado, esclarecendo que Jericó tem 11 (onze) alunos que obedecendo aos critérios estes seriam beneficiados. O vereador Givaldo Belarmino aproveitou a oportunidade para indagar o colega vereador Djaci Marques a respeito das noticias inverídicas que ele trouxe a respeito desta bolsa estudantil. O vereador Edvaldo de Oliveira afirmou que a do Bairro Santo Antônio também obteve ajuda do atual Prefeito, Dr. Luciano, João Batista, Sebastião Oliveira e Gonzaga Patriota. Parabenizou o município por ter ocupado o 4º lugar na vacinação contra a COVID-19 das crianças de 5 a 11 anos e parabeniza o Secretário Daniel Antas e toda a equipe, finalizou dizendo que o prefeito já tinha autorizado o pagamento para a estrada do Sitio Santa Rosa.

Cumprindo precedente Regimental, o vereador Anselmo Martins se pronunciou referindo-se a comentários do colega Djaci Marques sobre a possível “má gestão” do Triunfo Prev, e esclareceu que o atual Prefeito Dr. Luciano Bonfim foi o responsável pelos prêmios que o município recebeu em decorrência de sua responsabilidade e assim uma boa gestão, diante disto pediu ao nobre colega Djaci Marques para procurar o Instituto da Prev e se informar da atua situação e ter conhecimento do histórico da previdência municipal. Ainda se manifestou quanto o salário dos professores e afirmou ser a favor de um salário digno para a classe.

Por sua vez, o vereador Leandro Dionísio justificou suas indicações e solicitou caixas d’agua para as Casas Populares, afirmando que a Secretaria de Obras já havia analisado e agradece ao Poder Executivo pelo atendimento do pleito. Parabenizou a Secretária Miriam pelas explicações em relação a Escola de Jericó e o transporte escolar, assim pediu ao nobre colega Djaci Marques que trouxesse informações verídica, pois isso ajudava ainda mais a população que ele gosta, ou seja, o distrito Jericó.

O vereador Edvaldo Lima, inicialmente justificando e explicando sua indicação em relação a solicitação de um psicólogo para as escolas  tendo em vista o aumento de pessoas com necessidades de auxilio desse profissional. Elogiou as estradas da Zona Rural de Triunfo que estava em destaque. Ainda agradeceu pela chegada das ambulâncias no distrito Jericó, finalizando agradecendo o empenho do Deputado Gonzaga Patriota.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão os requerimentos de nº 09 ao nº 14 e foram todos aprovados.