2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 22/08/2022 15h29,
última modificação: 19/09/2022 10h33

A 2ª Reunião Ordinária do Segundo Período Legislativo da Câmara Municipal de Triunfo-PE, foi realizada no dia 19 de agosto de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde, devidamente inscrita na tribuna popular fez o uso da palavra Como não havia oradores inscritos para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde inscrito na tribuna popular fez o uso da palavra a Sra. Rivaneide Almeida- Assessora técnica do centro Sabiá, que ressaltou o centro sabiá que estava na região a mais de 30 anos executando projetos de assistência técnica e extensão rural, numa perspectiva de agricultura sustentável e defesa da agricultura familiar. Convidou a todos para o festival seminário Vivo e agradeceu a oportunidade. Prosseguindo, o vereador Macio Fernandes justificou suas proposições e solicitou câmeras para a escola Eduardo Campos; levantou a questão da construção do novo Fórum dentro do espaço do Estádio centenário e colocando seu ponto de vista considerava errado mesmo não fazendo parte da gestão passada portanto não havia autorização, mesmo sabendo que na época foi discutido com a comunidade e com o tribunal de justiça, mesmo o Fórum dando melhorias para os bairros da encruzilhada e rosário, deixou claro que não era papel de oposição, mas o local escolhido para a construção do Fórum não era de fácil acesso e não daria certo por ser em local barulhento. O vereador José Leonardo se pronunciou quanto a construção do novo fórum e disse que recebeu várias mensagens dobre a localidade, desejando que esta obra de grande valor seja definitivamente concluída. O vereador Givaldo Belarmino falou que a obra não atrapalharia o estádio; e aproveitou para agradecer a Nazaré na obra da pracinha ao lado da COMPESA, dizendo estar feliz em fazer parte da gestão e encerra. Com a palavra, o vereador Djaci Marques falou da construção do novo Fórum e que achava sim que ela iria prejudicar o uso do campo, pois ambos eram muitos distintos e não era possível a utilidade dos dois juntos, bem como existiam outros terrenos na cidade. Ainda afirmou que foi eleito para fiscalizar e é isto quem vem fazendo; agradeceu ao Deputado Fabrício Ferraz e encerrou parabenizando o Centro Sabiá. O vereador Leandro Dionísio se pronunciou e relação a obra do Fórum e que o colega Djaci estava fazendo falsas afirmações em suas redes sociais e o lembrou de fazer oposição com verdade, pois a obra ´´e muito boa, gerando emprego e que não iria atrapalhar em nada. Continuando, o vereador Pedro Xavier fez uso da palavra lembrando a árdua missão de ser diretor escolar. Ainda disse que era preciso equiparar o salário dos ACS e Agente de Endemias aposentados e que a câmara não se furtaria em votar um projeto como este em caso do executivo enviar para o legislativo. Ainda prestou contas do evento participativo do evento participativo da educação quilombola e encerrou pedindo a observação do povo quanto aos deputados que ajudava a cidade. O vereador Edvaldo Lima iniciou agradecendo ao centro Sabiá e ressaltando a importância dos ACS aposentados, também ressaltou uma importância no sentido de reformar a Via Verde e da limpeza das estradas. O vereador, Edvaldo de Oliveira também se manifestou no sentido da votação da LDO, onde solicitou a presença da ACONTEC, mesmo sem desconfiança nenhuma do gestor, mas por questão de aprendizado e clareza quanto a Lei mencionada. Ainda solicitou o empenho da mesa diretora na implementação do orelhão digital e no cumprimento do piso da enfermagem até dezembro. Finalizou ressaltando os deputados que contribuem com Triunfo e parabenizou o Centro Sabiá. O vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimental e falou que se sentiu atingindo pelas críticas da construção do novo fórum, pois fez parte da gestão passada, esclarecendo que a execução da obra era responsabilidade do Tribunal de Justiça, ainda com a palavra justificou suas proposições e encerrou pedindo a população que recebesse os recenseadores do IBGE, pois isso ajuda a cidade no desenvolvimento da cidade. Iniciando a ordem do dia entrou em votação o veto à emenda do vereador Edvaldo de Oliveira ao PLC nº 004/2022, sendo aprovado por unanimidade prosseguindo entrou em discussão o PL nº 20/2022, LDO, com parecer favorável e após as considerações foi posto em votação, sendo aprovado com votos contrários Djaci Marques e Edvaldo Lima. Também foram aprovados os requerimentos de nº 82 ao nº 87.