3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 17/09/2022 09h14,
última modificação: 19/09/2022 11h30

A 3ª Reunião Ordinária do Segundo Período Legislativo da Câmara Municipal de Triunfo-PE, foi realizada no dia 05 de setembro de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde, devidamente inscrita na tribuna popular fez o uso da palavra o vereador Givaldo Belarmino onde saudou os presentes e agradeceu a todos, fez um balanço das ações do executivo agradecendo a gestão especialmente a secretaria de obras, pois a zona rural estava muito bem assistida. Referiu-se ao centro esportivo que será construído no alto da boa vista. Disse que a praça de Canaã seria nominada com as pessoas que deram suas contribuições com trabalho e dedicação encerrando. O vereador Everaldo Martins justificou suas indicações e referiu-se a instalação de redutores de velocidade, mesmo sem concordar, mas estava repassando um pedido da população em virtude dos constantes acidentes. Ainda convidou todos para o mutirão da estrada do Apolinário e encerrou. O vereador Djaci Marques mais uma vez se referiu ao piso dos professores, falando do desatento dos mesmos e que eles viriam à Canaã. Disse que houve promessa de correção da tabela, mas não foi cumprida. Referiu-se também ao fato dos alunos das escolas de Jericó que estavam bebendo água sem qualidade, quando ficou sabendo que o prefeito se recusou a pagar água mineral por conta do reajuste, dizendo não acreditar que a prefeitura não dispunha desse recurso. Falou também sobre a falta de medico em Jericó e de ambulância, reclamando pelo mal atendimento aos pacientes do local. Djaci Marques ainda esclareceu que acompanhou a audiência pública pela rádio lembrando que as demandas levantadas na outra audiência não foram resolvidas. Ainda afirmou que a escola de jerico estava sem diretor no dia que foi tomar providencias quanto a água. Ainda parabenizou Sonia Serafim pelo trabalho como gestora; referiu-se também as constates quedas de energia que estavam causando grandes prejuízos a comunidade, afirmando que a CELPE havia tirado o ponto de atendimento da farmácia de Paulo Ítalo por ser ligado a ele e ser oposição. Finalizando justificou suas indicações. O vereador agradeceu por mais uma reunião e justificou suas indicações, lembrando o empenho e dedicação do gestor, Dr. Luciano, em fazer sempre o melhor para o povo, apesar das dificuldades era preciso reconhecer e não só criticar a gestão. Referiu-se as próximas eleições e a necessidade de reconhecer quem realmente ajuda Triunfo. Parabenizou a gerência de esportes pelo campeonato de futsal e a secretaria de educação pela UAB. Referiu-se a quadra do alto da boa vista, onde os outros vereadores também solicitavam, lembrando o apreço que tem pela comunidade e agradeceu ao prefeito.

Cumprindo precedente regimental o vereador Anselmo Martins fez uso da palavra falando sobre a audiência da saúde.  Ainda falou sobre as constantes interrupções do fornecimento de energia elétrica, causando diversos prejuízos e colocando a câmara a disposição para futuras ações judiciais e reclamações. Ressaltou a importância de disciplinar o transito com a instalação de semáforos e evidenciando a cidade turística. Ainda justificou seu voto para governador do estado de Pernambuco e lembrou-se do mau trabalho feito pelo PSB que não fez bem a população e encerrou. O vereador Edvaldo de Oliveira saudou os presentes e externou seu repúdio pela decisão do ministro Barroso em suspender o piso da enfermagem, lembrando que o Presidente da Republica, Jair Bolsonaro, sancionou a lei e o ministro s suspendeu, com isto deixou seu repúdio total por essa decisão. Iniciando a ordem do dia entrou em discussão, em regime de urgência especial o PL nº 23/2022, e posto em votação foi aprovado com voto de rejeição do vereador Djaci Marques. Ainda entrou em discussão o PL nº 10/2022 com parecer favorável da 1ª Comissão e o vereador autor José Carlos teceu as considerações necessárias. Posto em votação o PL nº 10 foi aprovado por unanimidade. Os requerimentos do dia também foram todos aprovados, quais sejam: requerimentos de nº 88 ao nº 94. Como não havia mais nada para tratar, o presidente encerrou a sessão.