3ª Reunião Ordinária do 2º período Legislativo da Câmara Municipal de Triunfo

publicado: 05/10/2021 13h06,
última modificação: 05/10/2021 13h06

No dia 03 de Setembro de 2021, realizou-se a 3ª Reunião Ordinária do 2º período Legislativo da Câmara Municipal de Triunfo, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a reunião em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Dando prosseguimento o senhor Presidente o Sr. Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou do Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores. Como não haviam oradores inscritos para o pequeno expediente, passou-se para o grande expediente onde inscrita na tribuna Popular fez uso da palavra a senhora Diana Rodrigues Lopes, onde falou sobre o cenário do Cine Teatro Guarany e do Hino de Triunfo, ressaltando a importância do evento quando fez um retrospecto histórico sobre carolino Campos e Wlisses Wanderley. Disse que a FUNDARPE anunciou e pediu para que a zona rural de Triunfo seja mais valorizada. A secretaria de Educação, devidamente inscrita, se pronunciou falando da retomada das aulas presenciais e pedindo a Deus que tudo dê certo. Ainda falou sobre o PL 35/2021, explicando que o recurso era para aquisição de material permanente e teria que dá a dotação no orçamento, agradecendo a oportunidade. Prosseguindo o senhor vereador Mácio Fernandes se pronunciou agradecendo a Deus pela oportunidade. Parabenizou as pessoas envolvidas no desenvolvimento da administração. Falou sobre a conferência da secretaria de desenvolvimento social e da secretaria de saúde que era uma das mais cobradas, apesar das dificuldades. Ainda parabenizou a coordenadoria da mulher pelo agosto lilás e encerrou justificando seu requerimento. O vereador Givaldo Belarmino se pronunciou parabenizando Diana Rodrigue e o Secretario de Saúde; justificou suas indicações e encerrou. Cumprindo precedente regimental se pronunciou o vereador Anselmo Martins que referiu-se a polemica da lei que modificou o Código Tributário, dizendo ser necessário a mudança por motivo de atualizações. Ainda falou das obras do centro pedagógico seriam retomadas e solicitou que o vereador Djaci Marques retificasse os valores anunciados quanto à arrecadação de IPTU que não tinha sido 25 milhões. Ainda falou da inflação que está desenfreada e o governo federal demonstrava total desrespeito com o povo e em seguida encerrou. O vereador Djaci Marques solicitando união e esforços para construção do PSF do sítio Aguas Claras, buscando a atuação dos deputados votados em Triunfo. Ainda pediu um delegado tutelar para Triunfo, pedindo ajuda ao Deputado Fabricio Ferraz e também o efetivo Policial e uma viatura; justificou suas indicações e pediu melhorias para o Cine Teatro Guarany para que o centenário seja bem comemorado. Ainda agradeceu o esclarecimento e citou a lei de Marilia Arraes que prevê a doação de absorvente para alunas carentes. Na sequencia o vereador Edvaldo Filho (Camilo) se pronunciou, inicialmente agradecendo a Deus por tudo e agradeceu a administração pelo atendimento aos seus pleitos. Reportou-se se a Conferência da Saúde quando o momento foi muito proveitoso, com várias sugestões para melhorar a vida da população. Ainda falou da Clinica São Francisco tinha estrutura para receber os pacientes oncológicos, mas para questões politicas e também sobre o Centro de Hemodiálise desejando que logo funcione. Elogiou a requalificação da PE Sitio dos Nunes ainda falou da necessidade de um UFS para comunidade Aguas Claras. Ainda falou com a adutora do Pajeú dizendo que era a favor do Brasil reconhecendo os esforços de quem lutou para isso. Camilo ainda ressalta que o PT deu inicio a obra, mas não terminou e quem está executando é o governo atual. Na sequencia o vereador Edvaldo Lima do Nascimento parabenizou a senhora Diana Rodrigues pelo repasse de seus conhecimentos. Pediu mais empenho do executivo nas estradas vicinais e referiu-se a arrecadação do município que já ultrapassava três milhões e que a gestão está fazendo porque tinha recursos que o povo estava cansado de assumir a responsabilidade das estradas que era do município. O vereador Pedro Xavier se pronunciou, agradecendo a presença de Diana Rodrigues e referiu-se a necessidade de subvencionar o lar Santa Elizabeth que muito tem contribuído com Triunfo. Ainda se referiu a adutora que irá trazer grandes benefícios para o município, desejando que a população faça bom uso da obra. Ainda falou que era preciso abolir o negacionismo acreditando sempre no progresso. Iniciando a ordem do dia, entrou em discussão o PL nº35/2021 que posto em votação mereceu aprovação unanime e o pl nº 005/2021 do Legislativo e os requerimentos de nº 72 ao 80.