4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 18/03/2022 11h12,
última modificação: 05/07/2022 12h03

A 4ª Reunião Ordinária do Primeiro Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo – PE foi realizada no dia 18 de março de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. Presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde o senhor vereador Anselmo Martins explicou a situação referente a denúncia ao vereador Pedro Xavier quando o TCE solicitou algumas informações, explicando que havia compatibilidade de horários e que os vereadores trabalham sempre. Na sequência a secretária Miriam Pereira se pronunciou e esclareceu pontos pendentes da reunião passada quando gerou mal estar na comunidade e que agia sempre com transparência e democracia com todos. Informou sobre gastos relacionados à educação em 2022 e que a merenda escolar foi comprada em dezembro e explicou a questão do fardamento também. Falou do reajuste dos integrantes do magistério lembrando impedimento legal, mas que muitos critérios foram avaliados e que todos serão beneficiados, ativos e inativos e finalizou. A diretora presidente do – SISPUMT – Fátima Moura se pronunciou e teceu algumas palavras, agradeceu a todos pela oportunidade expressando sua gratidão pela audiência amigável entre Sindicato e Prefeito que resultou no reajuste para servidores, ressaltando que o percentual não era o desejado, pois passavam três anos sem ter, mas o SISPUMT respaldava o projeto, finalizou agradecendo.

Iniciando as falas do Legislativo o vereador Edvaldo de Oliveira Ferreira saudou os presentes e disse que o reajuste dos professores não era o ideal, mas acreditava que em breve chegaria ao piso. Agradeceu as ações do executivo e ressaltou que o governador de Pernambuco estaria vistoriando as obras da PE Triunfo/Serra Talhada e que era preciso cobrar melhorias das demais, pois o IPVA era muito caro e deveria ser revertido nesse sentido. Falou que o PROCON Câmara seria dos consumidores.

O vereador Mácio Fernandes agradeceu as providências da quadra Clovinho e parabenizou o Clube Master pelos 26 anos. Ainda agradeceu ao Prefeito pelo reajuste dos servidores, numa maneira de valorizá-los, convidou para o congresso da UVB e encerrou.

O vereador Djaci Marques iniciou sua fala ressaltando a luta do sindicato, principalmente as dos professores. Disse que impedimento legal era conversa fiada e que deveria ter sido em 2020e reforçou que Triunfo era o pior município a pagar tão mal na região do Pajeú e na sua percepção o Prefeito deveria se basear na lei federal e não em recomendações do TCE. Ainda com a palavra, o vereador pediu uma revisão do IPTU e Alvarás, pois os contribuintes estavam reclamando do súbito aumento, finalizou pedindo uma agencia do meio ambiente em Triunfo.

O vereador Givaldo Belarmino saudou os presentes e parabenizou a ADESSU pelo belo trabalho em favor das crianças. Disse que ficava em saber que poderia contar e com ampla defesa, caso fosse necessário, referindo-se ao caso de Pedro Xavier, lembrando que o vereador era alvo de falsos boatos. Ainda falou das melhorias para as PEs que precisam urgente de reparos que o governo do Estado assegurou que faria.

Por sua vez, o vereador Pedro Xavier fez um breve relato de seu problema de saúde e disse que tinha a consciência tranquila em relação ao ofício do TCE. Agradeceu a Deus pela recuperação e pelos que o apoiaram, avisou que as aulas da escola Fortaleza teriam inicio no dia 04/04 e encerrou parabenizando a ADESSU pelo excelente trabalho.

O vereador Anselmo Martins, cumpriu precedente regimental e se pronunciou, inicialmente falando da luta dos servidores em prol de melhores salários era justo, porém a questão do piso do magistério estava inviabilizando os municípios que não estavam podendo pegar. Disse que o prefeito tinha boa intenção e estava aguardando apenas a decisão do TCE para pagar futuramente. Expressou repúdio à CELPE pela demora em reestabelecer a energia elétrica, num total desrespeito com os consumidores. Agradeceu ao Governador do estado pela presença e lembrou das vidas perdidas em decorrência da má conservação das vias das PEs e retornou a presidência.

Iniciando a ordem do dia, entrou em discussão os PLs de nº 001/2022, o PL nº 008 e o PL nº 009 com emendas inseridas ao texto. Postos em votação todos foram aprovados por unanimidade com as emendas. Em seguida foram aprovados os requerimentos de nº 20 ao nº 24 e o requerimento de nº 24 foi aprovado, mas com rejeição do vereador José Carlos Rodrigues.