6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 18/10/2022 09h49,
última modificação: 04/11/2022 10h13

A 6ª Reunião Ordinária do Segundo Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo-PE, foi realizada no dia 14 de outubro de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde, devidamente inscrito na tribuna popular se pronunciou o Sr. Edmilson Fonseca representante da NEOENERGIA que falou da responsabilidade de estar no plenário para prestar esclarecimentos, onde passou a palavra para seu supervisor Rogério Alves. Foi esclarecido que o uso da energia é seguro e eficiente, mas disse que o uso de ventiladores hoje é considerado o eletrodoméstico mais susceptível a incêndios, pedindo atenção quanto a isso. Esclareceu a questão da falta de energia elétrica, afirmando que isso acontece em qualquer sistema de energia elétrica do mundo, pois está relacionado a fatos naturais e interferência de terceiros, como colisão de automóveis em postes, mas a pretensão era o fornecimento de cem por cento da energia elétrica, porem para prestar este serviço é preciso contar com esses eventos. Reafirmou seu compromisso e a obrigação da NEOENERGIA a todos e se colocou a disposição para qualquer dúvida. O senhor Edmilson da NEOENERGIA explicou que havia trinta e três registro de pedido de ressarcimento no município de Triunfo-PE e foi dada a opção ao cliente se abateria o valor do dano em contas futuras ou se preferia receber em dinheiro em conta.

Iniciando os pronunciamentos do legislativo o vereador Macio Fernandes agradeceu por mais um campeonato de futsal; ressaltou a importância do voto consciente e lembrou da atuação de Marília Arraes e Sebastião Oliveira a favor de Triunfo. Em seguida o vereador Leandro Jose justificou suas indicações que visam melhora a saúde, afirmou que reconhecia empenho de Daniel Antas, mas era preciso melhorar o atendimento como um todo na área da saúde. Ainda pediu para que as ações em saúde tenham mais divulgação para que os pacientes não fiquem sem atendimento. Continuando, o vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimenta e inicialmente se referiu à comunidade da Santa Rosa que se disse órfã de vereadores e o mesmo esclareceu que era necessário a participação deles nas discussões do orçamento e observasse o papel do vereador. Ainda falou da necessidade de votar consciente evitando ouvir e divulgar fake News, assim o vereador Anselmo Martins declarou seu apoio ao candidato Lula e retornou à presidência. O vereador Givaldo Belarmino justificou suas indicações e expressou sua gratidão pelas ações que Sebastião Oliveira destinou para Triunfo. O vereador José Leonardo anunciou o valor de mil e duzentos reais para pavimentação das ruas mas que estava faltando paralelepípedo, ainda anunciou reforma para o posto de saúde da Cana Brava, requalificação das estradas e perfuração de poços e finalizou agradecendo.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão, em regime de urgência especial, o PL nº 026/2022, o vereador Everaldo Martins afirmou a necessidade de haver uma melhor distribuição de recursos para a zona rural e cabe ao vereador essa fiscalização; o vereador Givaldo Belarmino concordou coma afala de Everaldo Martins e pediu para que os PL’s viessem mais discriminados. O vereador Macio Fernandes falou da necessidade de construir praças também na zona rural. O vereador Edvaldo lima também disse que não vê investimentos na zona rural e se nos próximos projetos não viessem investimentos para a zona rural seria a estes projetos futuros. O vereador Djaci Marques disse esse era quarto PL, chegando a dez milhões, e que o serviço publico não funcionava com qualidade, nem saúde, nem a educação e ainda afirmou que Jericó ficou fora do campeonato por falta de transporte e que por isso o time de Jericó não participou do campeonato como forma de protesto. Ainda lembrou que no estádio foi gasto duzentos mil e nem refletores tinha e que era preciso fiscalizar, pois não via o município evoluir nas ações mais importantes. O vereador Everaldo Martins ainda afirmou que caso os próximos projetos não contemplasse a zona rural ele votaria contra. Posto em votação o projeto foi aprovado, votando contra os vereadores Djaci Marques e Edvaldo Lima. Prosseguindo entraram em discussão, em regime de urgência especial, o PL 27/2022 e 28/2022 que posto em votação foram aprovados de forma unanime. Ainda mereceram aprovação os requerimento nº 108/2022 ao 114/2022. Como não havia mais nada a tratar, o Senhor Presidente encerrou a reunião.