6ª SESSÃO ORDIÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO – CMT-PE/2021

publicado: 28/04/2021 09h57,
última modificação: 28/04/2021 09h57

Na sexta feira do dia 16 de Abril de 2021, realizou-se a 6º Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo da Câmara Municipal de Triunfo-PE, onde o senhor Presidente Anselmo Martins Pereira abriu a reunião em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Em seguida saudou os nobres colegas vereadores, público presente, ouvintes da Triunfo FM e foi constatada a presença de todos os vereadores. O Sr. Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente Anselmo Martins Pereira colocou em votação dispensa na Ata da reunião anterior, ficando a disposição dos mesmos na secretaria desta Casa. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, reivindicações, ofícios requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores.

Em seguida o presidente registrou a presença da secretária de educação, Miriam Pereira, da diretora da TriunfoPrev, Miclhele Barbosa e da Diretora Financeira Rosemere. Como não haviam oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente, onde por ordem dos inscritos fez uso da palavra o vereador Edvaldo de Oliveira Ferreira (Camilo). Inicialmente saudou os presentes e agradeceu o apoio do executivo na requalificação da ponte do riacho do meio e a poda das arvores que será feita em Jericó e Canaã. O vereador Camilo solicitou que fosse feito um disciplinamento nas ruas de Jericó. Na sequência o vereador Macio Fernandes saudou a todos e logo justificou sua indicação, ainda pediu um apoio para a banda Isaias Lima e disse que era a favor dos refletores na igreja matriz e agradece o executivo e ao prefeito pela inauguração da sua Clinica.

Cumprindo precedente regimental se pronunciou o vereador Anselmo Martins, cumprimentando os presentes e ouvintes. Referiu-se as contas do FUNDEB que contou sempre com o apoio da câmara, lembrando que “o executivo caminha com o legislativo”. Com a palavra, Anselmo, disse que a maior obra no momento seria manter a folha de pagamentos em dia. Ainda disse que as respostas da secretaria de saúde não estavam satisfatórias e justificou suas proposições; ao final parabenizou a justiça brasileira pela liberdade de Lula. Na sequencia o vereador Pedro Xavier cumprimentou os presentes, justificou suas proposições e alegou que eram os pedidos do povo pela melhoria de acesso. Parabenizou o prefeito pela inauguração da Clinica e agradece a oportunidade. Em seguida o vereador Givaldo Belarmino saudou os presentes e agradeceu ao Senador Vasconcelos pela emenda no valor de R$ 1.800.00,00 (um milhão e oitocentos mil reais), uma retroescavadeira e dois respiradores para Triunfo-PE, ainda agradeceu o empenho do Deputado Sebastião Oliveira e Carlos Veras.  O vereador Djaci Marques saudou os presentes e anunciou que o Deputado Fabrício Ferraz doará uma ambulância para o distrito de Jericó e outra através da COMPESA. Ainda disse que a Deputada Marília Arraes irá destinar emenda para Triunfo e que pleiteou reformas ara o Cine Theatro Guarany. Ainda afirmou que era inadmissível uma cidade como Triunfo não ter saneamento básico. Solicitou da CELPE providencias quanto a tantas quedas de energia elétrica e faliu da cobrança da taxa de energias dos consumidores de Jericó que era preciso rever, finalizou dizendo que o vereador precisa fiscalizar independente de situação ou oposição. Por sua vez, o vereador Leandro Dionísio agradeceu a Deus pela pavimentação das ruas do bairro da saudade e justificou suas indicações. Iniciando a ordem do dia entrou em discussão, em regime de urgência especial, o PL nº 016/2021, Anselmo explicou que o executivo tinha interesse em ajudar a TriunfoPrev. Djaci Marques indagou quanto essa ação representava para economia. A senhora Michele explicou que a ação do executivo era importante para a TriunfoPrev, pois deixariam de pagar aluguel podendo alugar os espaços ociosos. O PL em discussão foi aprovado com a abstenção de Djaci Marques. Entrou em discussão o PL Nº 017/2021, em regime de urgência especial, que também foi aprovado com a abstenção de Djaci Marques. Ainda mereceu aprovação o PL nº 014/2021  com parecer favorável e o requerimento nº 023/2021.