7ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 29/04/2022 09h35,
última modificação: 05/07/2022 12h01

A 7ª Reunião Ordinária do Primeiro Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo – PE foi realizada no dia 29 de abril de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. Presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde por ordem dos inscritos fez o uso da palavra o vereador Givaldo Belarmino, falando da sua satisfação pelas obras e ações efetuadas no município, especialmente a creche que será construída no distrito de Canaã. Justificou suas reivindicações e ressaltou seu empenho sempre em favor do povo, assim como os demais colegas. O vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimental e se pronunciou reportando-se quanto à inauguração da creche Prof.ª Ester Viana, quando teve a honra de ser o proponente do nome e parabenizou o ex-prefeito João Batista e o atual Dr. Luciano pela luta em prol dessa importante obra. Lembrou-se do esforço do deputado Gonzaga Patriota, pois houve muitos entraves de ordem burocrática e financeira ainda com a palavra falou da necessidade das placas indicativas no município e todos os colegas vereadores concordam com sua posição ainda disse que muitas pessoas não sabem o nome da rua onde moram e que a caixa econômica não aceitava nomes só com números. Por fim, justificou suas indicações e lembrou-se da inauguração da rua no bairro baixa verde, projeto concluído com muito esforço do prefeito; e justificou seu requerimento em prol dos funcionários da saúde, retornando à presidência. Na sequencia o vereador Djaci Marques solicitou mais uma vez o piso para os professores, pois a classe enviou um oficio para o prefeito e não obteve resposta, solicitando dialogo entre as partes para assim chegar a uma solução. Prestou contas da viagem a capital onde fora reivindicar diversas demandas e justificou a indicação solicitando melhorias para a PE- 350 e reforma da academia da saúde. Ainda falou sobre a iluminação e sobre a ambulância que será entregue a população do distrito de Jericó. Mencionou também a questão da telefonia móvel que seria implantada brevemente. Ainda falou sobre a pretensão de apresentar três projetos versando sobre temas relevantes, a exemplo da emenda impositiva ao orçamento e finalizou. Logo após o vereador Pedro Xavier iniciou agradecendo ao presidente por ter disponibilizado servidores para emissão do título de eleitor. Justificou suas indicações, ressaltando a necessidade de melhorias para a estrada do Brocotó. Convidou todos para a inauguração do PSF da Santa Luzia que será dia 15/05 e citou os benefícios conseguidos pelo secretario Daniel Antas para benefício da população e encerrou sua fala. O vereador Leonardo iniciou sua fala parabenizando João Edmilson em trazer demanda para os vereadores de forma gratuita. Parabenizou Anselmo Martins por trazer o pedido das placas indicativas para a cidade, sendo uma necessidade. Agradeceu a todos pelo esforço para inauguração das ruas do bairro baixa verde e reportou-se quanto a inauguração da creche e a continuidade do centro pedagógico. O vereador Edvaldo de Oliveira Filho inicialmente agradeceu ao presidente por ter disponibilizado servidores para emissão de títulos de eleitor e pelo requerimento em favor dos servidores da saúde lembrando a necessidade de votar o PL 2564/2020 deixando seu repudio ao deputado Arthur Lira pela tentativa de prejudicar a classe da enfermagem. Agradeceu o vereador Djaci Marques pela solicitação do retorno dos eventos, adiantando que o prefeito estava disposto em viabilizar o pleito, especialmente nos distritos. Reportou-se sobre a necessidade de melhorar as condições da PE-350, dizendo que o diretor DEER havia se comprometido em viabilizar o pleito. Justificou sua proposição do CGO, solicitando que o prefeito garantisse no orçamento recursos para esse fim ainda parabenizou o vereador Edvaldo Lima pela atuação na casa sempre em busca de recursos bem com os deputados Sebastião Oliveira, Gonzaga Patriota e o senador Jarbas Vasconcelos, como também o prefeito Dr. Luciano pelas obras no município. O vereador Leandro José inicialmente externou sua alegria em ver tantas ações feitas no município inclusive a de saneamento (recolhimento e drenagem do esgoto) localizado no sítio dos Gastão com orçamento de 230 (duzentos e trinta) mil. Aproveitou a oportunidade para dizer aos deputados que não adianta promessas e que é preciso ter mais ações, pedindo ao povo que observasse esse critério nas próximas eleições. Anunciou uma emenda no valor de 300 (trezentos) mil reais para a reforma do portal e construção de um mirante finalizando. O vereador Edvaldo Lima iniciou agradecendo o empenho Gonzaga Patriota, contribuindo com a melhoria de vida da população, reafirmando seu compromisso com o povo. Ainda disse que em meados de maio a obra de Canaã será iniciada, gerando diversos empregos; parabenizou o secretario Daniel Antas pelo esforço e dedicação com a população. Por sua vez, o vereador Jose Carlos agradeceu inicialmente ao secretario Daniel Antas em seu trabalho frente a secretaria de saúde, elevando Triunfo ao primeiro lugar em vacinação da gripe. Disse que estavam renovando o contrato de prótese dentaria e anunciou que a reforma da academia de saúde será feita.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão os requerimentos de nº 35 e 36, que postos em votação foram aprovados por unanimidade.