8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO DO ANO DE 2021 DA CMT-PE

publicado: 26/05/2021 09h49,
última modificação: 26/05/2021 09h49

Na sexta-feira, dia 14 de maio de 2021, realizou-se a Sessão Ordinária do primeiro período legislativo da Câmara Municipal de Triunfo, Feita a chamada regimental foi constatado a ausência do vereador Givaldo Belarmino de Santana. O Senhor Presidente, Anselmo Martins Pereira, abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal, em seguida colocou em votação a leitura da Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos mesmos na secretaria desta Casa. Constou no Expediente várias indicações enviadas a esta Casa, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores.

Como não haviam oradores inscritos para o pequeno expediente passou-se ao grande expediente, que por ordem dos inscritos na Tribuna Popular fez uso da palavra a sra. Miriam Pereira, secretária de educação, explicando o PL nº 020/2011 que reestrutura o conselho Municipal de Educação, que a cada dez anos era necessário fazer as modificações. A mesma justificou a urgência alegando que apenas a cidade de Triunfo e Afogados possuíam o Sistema de Ensino. Na sequencia o vereador Edvaldo de Oliveira Ferreira Filho (Camilo) parabenizou a secretária ela explanação, pois era preciso para dar uma satisfação ao povo e os outros deveriam seguir o exemplo. Ainda falou sobre a questão da telefonia móvel para Jericó dizendo que logo iria participar de audiência publica com secretário de Ciência e Tecnologia e com o governador para resolver essa questão. Também anunciou uma passagem molhada de Zezinho Viana e agradeceu o empenho do Deputado Gonzaga Patriota e a viabilização de uma academia de saúde em Jericó. Ainda solicitou o roço do mato para os acessos de Jericó, melhoria para o conjunto habitacional e dois trechos para a entrada de Jericó. Por fim, parabenizou os enfermeiros pelo dia e pela melhoria de salário enfatizando o total apoio do legislativo com a classe.  O Vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimental e se pronunciou, justificou o requerimento pelo dia do Enfermeiro que merecem ser reconhecido, com aprovação do PL e que Triunfo iria se adequar as mudanças. O vereador Edvaldo Lima agradeceu a presença do ex vereador Genildo, parabenizou Triunfo pelos recursos recebidos e afirma intensificar as cobras ao executivo, aproveitou a oportunidade e pediu mais investimento na saúde, pois na ultima quinta-feira não tinha médico no hospital. Everaldo Martins, por sua vez, se pronunciou dizendo que mesmo sendo repetitivo iria solicitar o roço do mato, pois era morador da zona rural e a situação estava péssima; justificou suas indicações e encerrou. Com a palavra o vereador Djaci Marques saudando a todos e agradece pela liberação da emenda para aqueles de Jericó justificou suas proposições e pediu ao secretário de saúde que agilizasse o procedimento da ambulância, pois já havia sido depositado em conta R$ 73.000,00 (setenta e três mil) reais.  Ainda com a palavra pediu explicações do executivo em relação a obra do estádio centenário que não fora concluída ainda. O vereador Pedro Xavier saudou a todos e parabenizou os enfermeiros; justificou suas indicações e comentou sobre a necessidade de aprovar o Projeto de Lei nº 020/2021 onde iria melhor a qualidade da educação. Por fim, deixou seu repudio a CPI DA COVID e aos descasos do Presidente da República. O vereador Marcio Fernandes saudou a todos e agradeceu as respostas das suas indicações e elogiou a atuação do Secretário de Saúde Daniel Antas, ainda pediu a volta das atividades físicas como forma de saúde, como também a valorização do esporte.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão os Projetos de Leis nº 020/2021 e 022/2021 em regime de urgência especial, onde feita as devidas considerações foram postas em discussão e votação e ambas mereceram aprovação unanime. Ainda mereceram aprovação os requerimentos 032/2021 e 033/2021.