9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 15/12/2021 10h47,
última modificação: 15/12/2021 10h49

A 9ª Reunião Ordinária do Segundo Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo-PE, foi realizada no dia 12 de novembro de 2021, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde o senhor vereador Edvaldo de Oliveira Ferreira Filho que se manifestou quanto o PL do Senado que regulamenta a carga horária e o piso dos profissionais de enfermagem; parabenizando o COREN-PE pela luta e lembrando a necessidade de reconhecer essa classe, que muito fez e faz pela saúde, solicitando que os gestores se organizassem para cumprir a lei. Justificou seu requerimento à “Dona Corrinha” e esclareceu a falta de médico em Jericó onde os gestores já estavam providenciando outro profissional. Na sequência Givaldo Belarmino, líder do governo, fez uso da palavra esclarecendo o equívoco publicado nas redes sociais do vereador Djaci que denunciou o descaso no distrito de Canaã, esclarecendo que a secretaria Miriam já estava a par da situação e irá resolver. Esclareceu que no Sítio Enjeitado tinha ACS e que realizava muito bem seu trabalho, sendo preciso trazer as verdades ao plenário. Agradeceu as ações de Denis, Raul e Mácio em Canaã, evento muito organizado, que o povo agradeceu muito, principalmente ao poder executivo. Na sequência o vereador Anselmo Martins, cumpriu o precedente regimental, se pronunciou referindo-se a resposta do executivo quanto as suas indicações, especialmente ao que se refere a solicitação de contrato entre a guarda municipal e os Anjos da Noite. Referiu-se também a solicitação de aumento do efetivo policial para a cidade e os distritos e conta com o apoio dos deputados Fabricio Ferraz e Sebastião Oliveira. Ainda lembrou da luta dos profissionais de enfermagem que mereciam mais reconhecimento e ficou feliz pelo Projeto de Lei para a classe, pediu a continuidade da escola nova, por fim ressaltou a importância de continuar com os cuidados contra a Covid-19, encerrando justificando suas indicações retomando a presidência. Na sequência o vereador Mácio Fernandes cumprimentou a todos, agradeceu a resposta referente ao Raio-X, objeto de requerimento, que o secretário Daniel Antas afirmou que tomaria as providencias junto a CELPE, pois o único empecilho seria a ligação da energia elétrica por parte da empresa CELPE; ainda solicitou mais produtividade dos profissionais de saúde. Parabenizou a ornamentação Natalina e solicitou ao executivo um Papai Noel no açude. Na sequência o vereador Djaci Marques inicialmente prestou contas da viagem à capital, para tratar assuntos de interesse do Município, como a reabertura da companhia da PM; aumento de efetivo e torre de telefonia móvel para o distrito de Jericó. Referiu-se ao descaso em Canaã, justificando que foi a própria população que tiraram os refletores e colocaram na sede, fato este que revoltou os moradores. Ainda pediu repasses para as obras das estradas dos Sítios Marirí e Carro Quebrado. O vereador Djaci Marques referiu-se a necessidade da secretaria de saúde viabilizar exames de próstata gratuitos na sede e nos distritos; também pediu para serem adotadas providencias quanto ao surto de “Calazar”, especialmente em Jericó, provocada por cães soltos nas ruas, relatando a importância no cuidado com animais nas ruas que sofrem e podem levar risco à saúde dos habitantes da região. Pediu mais uma vez a aprovação do piso salarial dos professores, parabenizando os enfermeiros pela aprovação do piso salarial. Finalizou solicitando a resolução do caso da iluminação da Rua do Padre Cícero. O vereador Edvaldo Lima do Nascimento parabenizou os participantes do 3º Festival do Café, lembrando que Triunfo tem um dos melhores solos para produção do café, ainda pediu que o executivo valorizasse a banda Isaias Lima e a contrata-se para o Natal e Novenas. Ele ainda parabenizou os participantes e organizadores das gincanas esportivas; pediu que os bairros e distritos também sejam contemplados com ornamentação natalina e que via a necessidade de valorização do Alto da Boa Vista, pois lá residem muitos artesãos e também a necessidade de melhorar a infraestrutura com o saneamento básico, lavanderia e ponto turístico. Finalizou agradecendo o empenho do deputado Gonzaga Patriota.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão o Projeto de Lei 041 com parecer favorável que posto em votação foi aprovado por unanimidade. Em seguida, em regime de urgência especial, foi posto em votação o Projeto de Lei complementar Nº006/2021 que foi aprovado por sete votos tendo como contrários os votos dos vereadores Djaci Marques e Edvaldo Lima, quanto ao vereador Djaci Marques sua justificativa de contrariedade foi por não achar justo os aposentados entrarem no custeio, pois já contribuíram ao longo da ativa. Ainda foi votado em regime de urgência especial o PL Nº43 que foi aprovado de forma unanime. Também foram aprovados os requerimentos de Nº117 ao Nº122 que postos em votação foram aprovados por unanimidade.