9ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO

publicado: 23/06/2021 12h49,
última modificação: 23/06/2021 12h49

No dia 28 de maio de 2021, realizou-se a 9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Triunfo, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a reunião em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Dando prosseguimento o senhor Presidente o Sr. Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada.

Constou do Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores. Como não haviam inscritos para o pequeno expediente passou-se ao grande expediente, onde por ordem dos inscritos fez uso da palavra o vereador Edvaldo de Oliveira Ferreira Filho, que saudou os presentes e inicialmente agradeceu o executivo, na pessoa de Dr. Luciano de Sousa, da secretária de administração Ivanice e do secretário de agricultura pelos trabalhos desempenhados do distrito de Jericó. Justificou suas indicações e solicitou mais apoio ao GAART na castração de animais de rua. Anda solicitou a regularização fundiária das casas populares de Jericó intencionavam pagar o IPTU. Ressaltou a importância da secretaria realizar capacitação para os agricultores e encerrou. O vereador Macio Fernandes que soldou os presentes e justificou suas proposições. Na sequência o vereador Pedro Xavier referiu-se aos presentes e a toda a população. Ressaltou a importância da efetiva participação da Câmara no COMDESTRI e agradeceu a participação de todos na noite mariana. Ainda falou do trabalho feito pelo executivo nas reformas das escolas de  Jericicó com recursos próprios. Por sua vez, o vereador Djaci Marques fez um relato da visita feita à Deputada Marília Arraes, no sábado passado, destacando seu potencial político. Disse que a mesma foi até a ONG Anjos Guerreiros, quando se prontificou em ajuda com emenda e agradeceu a Anselmo Martins a disponibilidade da Câmara e a Flávio pela presteza. Anunciou uma emenda no valor de 200.000,00 (duzentos mil) para os agricultores do sítio Barbalho. Ainda como a palavra justificou suas indicações e ressaltou a necessidade de repudiar a reforma administrativa quando o Governo Federal autorizou a privatização das empresas, demonstrando total falta de postura, sendo necessário o protesto mesmo. Ainda afirmou que a quantidade de vacina que foi dispensada e que esperava que a CPI servisse para alguma coisa e encerrou. Cumprindo precedente regimental se pronunciou o vereador Anselmo Martins Pereira inicialmente justificou suas proposituras e a indicação que solicitando refletor para a matriz. Falou sobre os projetos sociais do ITAU e Bradesco, convidando os vereadores a visitar justificou suas Indicações e referiu-se a vacinação lembrando DIMAS COVAS que disse da importância que poderia ter evitado tantas mortes anda ressaltando a irresponsabilidade do Presidente e a falta de conhecimento político do povo, encerrando sua fala. O vereador Givaldo Belarmino saudou os presentes e parabenizou o colega Edvaldo Oliveira por reconhecer o trabalho do executivo, ainda falou sobre emendas no valor de 300.000,00 (trezentos mil) reais para a reforma do portal e 150.000,00 (cento e cinquenta mil) reais para a reforma das escolas. Justificou sua ausência na reunião do COMDESTRI por motivo de doença. Falou da emenda do deputado Gonzaga Patriota que será destinado a infraestrutura em Canaã e a prefeitura iria destinar 30.000,00 (trinta mil) para a cisternas e encerrou. O vereador Leandro Dionísio saudou os presentes e parabenizou o gestor Dr. Luciano pelas várias obras realizadas no município. Anunciou 85.000,00 (oitenta e cinco mil) para a reforma da quadra Irmã Rafaela, fruto de indicação de sua autoria. Pediu paciência aos comerciantes por conta da pandemia e encerrou. O vereador Leonardo se pronunciou também agradecendo ao Executivo pelas ações, pedidos de indicações, como calçamento da rua da creche e Luís Balbino. Ainda agradeceu o desempenho do secretário0 Joeudes e Romério que anunciaram duas obras com o recurso do IPTU. O vereador Edvaldo Nascimento (Nego Rico) justificou suas indicações afirmou que a emenda do Deputado Gonzaga Patriota será para destinada para o turismo e deixava isso claro para a população do distrito de Canaã. Disse que semana passada anunciou os valores recebidos pela Prefeitura e teria ficado triste como Prefeito por ele ter convocado os vereadores da base para falar sobre isso, mas que não era contra o Prefeito e desejou que muitas outras obras fossem executadas. A secretária de educação Miriam Pereira agradeceu a oportunidade e falou sobre a vacina dos professores explicando sobre a logística e que tão logo as doses cheguem.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão e votação o Requerimento n°037 do vereador Edvaldo Lima do Nascimento quando a maioria dos vereadores alegou que não votaria a favor por desconhecer o assunto e que estava havendo alguma dúvida que poderia ser dirimida no Portal da Transparência. Posto em votação foi rejeitado por maioria, por sete votos e sendo favoráveis os vereadores Edvaldo Nascimento e Djaci Marques. Os demais requerimentos tiveram aprovação unanime.