AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2022

publicado: 05/09/2022 11h45,
última modificação: 19/09/2022 10h49

Audiência pública realizada no dia 30 de agosto de 2022, onde o senhor Presidente, Anselmo Martins, abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, audiência publica foi convocada pelo secretario municipal de saúde conforme oficio nº 109-2022 – SMS para prestação de contas referentes a janeiro/abril. O Sr. Anselmo Martins falou da necessidade de colocar os recursos recebidos à mostra e as ações feitas no período.  O secretario Daniel Antas saudou os presentes e ressaltou o artigo 36 da lei complementar nº 141/2012 quanto a obrigação de prestar contas dos recursos recebidos e das ações empreendidas. Lembrou a parceria com o legislativo que sempre aprovava as necessidades financeiras da saúde e disse que sentia tristeza pelos demais membros do referido poder. Ainda disse que tudo está no portal da transparência e pediu paciência a população quanto as deficiências na quantidade do transporte que que ainda é insuficiente, mas que a secretaria estava empenhada em resolver este caso. Falo da necessidade do CENSO 2022 e da necessidade de fornecer as informações verdadeiras e necessárias para ajudar a garantir as transparências governamentais. Iniciando as prestações, o secretario apresentou a estrutura física e funcional; a produção dos serviços (atenção básica), ressaltando os investimentos em saúde bucal. Lamentou a falta de repasse do governo estadual dizendo que havia se reunido com representante do MP em busca de solução. Apresentou também os indicadores de saúde, produção da vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica. Falou da casa de apoio que leva o nome Rosário Gusmão e ainda ressaltou que a saúde mental exigia muita atenção da saúde pública. Falou ainda das vacinas afirmando que no Brasil o número de vacinados era referência. Na sequência o secretário apresentou os indicadores da receita com R$ 2.695.554,93 de receita própria e aproximadamente R$ 1.700.00,00 de transferência. Ainda apresentou as despesas da casa de apoio de 25 (vinte e cinco) mil reais, contrato com a Progresso 15 (quinze) mil e um repasse do governo federal para o  TFD de R$ 3.500,00. Com o empenho do executivo a secretaria de saúde estava com 100% das despesas em dias. Abrindo espaço para os questionamentos e o vereador Anselmo Martins solicitou um médico ginecologista para atendimento mensal e a instalação de uma USB para o sitio espirito santo. O vereador Jose Carlos indagou quando seria a inauguração do bairro São Vicente e a realização de partos no hospital para que os cidadãos fossem naturalizados triunfenses. O vereador Macio Fernandes indagou oque seria feito das ambulâncias sucateadas e o uso regular do raio-X. Daniel Antas respondeu que havia equipe para exames ginecológicos e em casos de ser detectado algum problema seria encaminhado para a UPA. Disse que triunfo poderia contar com mais uma USB que contemplaria o sítio Espirito Santo. Quanto a inauguração da USB do bairro São Vicente está previsto para a segunda semana de setembro. E quanto a realização de partos inclusive cesáreos estão sendo programados. Quanto as ambulâncias iriam recuperar duas e leiloar uma; e quanto ao raio-x estava funcionando após o investimento de 50 mil. A diretora do hospital Alínea explicou que o raio-x funciona de segunda a sexta e fins de semana caso necessite. O farmacêutico Fabio Antas explicou a dinâmica da distribuição de medicamentos, falando a dificuldade com a falta de medicação, lembrando que o município tem o recurso, porém a empresa vencedora não tem os produtos, ainda ressaltou que é necessário apresentar a prescrição da medicação, pois isso é obrigatório por lei e é necessário obedecer o regimento federal e que 90% das medicações estão disponíveis. O secretario Daniel antas expressou seus agradecimentos a todos da equipe de saúde e aos poderes executivo e legislativo e encerrou.