HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

publicado: 06/02/2013 18h51,
última modificação: 06/02/2013 18h51

BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO:

O município de Triunfo foi fundado pela Lei Provincial nº 930 de 02 de junho de 1870, sob a denominação de Baixa Verde, e estava vinculada à comarca de Vila Bela. A 13 de junho de 1884, Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade. Atualmente o município é formado pelos distritos de Canaã e Iraguassu, zona rural e sede.  Os feriados municipais são: o dia 13 de junho, onde se comemora a emancipação política e 15 de setembro dia da padroeira que é Nossa Senhora das Dores.

ORIGEM DO NOME DA CIDADE:

O nome de Triunfo originou-se de uma luta entre a família dos Campos Velhos, da cidade de Flores e os habitantes do povoado de Baixa Verde. Estes queriam o progresso da cidade e criaram uma feira. Com isso, os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, tentando acabar com ela diversas vezes. Os habitantes de Baixa Verde lutaram pela sua independência e conseguiram. Dessa vitória surgiu o nome TRIUNFO.

CARACTERÍSTICAS

Atividades principais: Agricultura, Agroindústria, Comércio varejista, produção de rapadura e turismo.
Temperatura Média
A cidade tem um clima agradável, com máxima de 28ºC no verão e no inverno chegando a registrar 5ºC.

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Sertão do Alto Pajeú.
Limites
Ao norte limita-se com o estado da Paraíba, ao sul com o Município de Calumbi, a leste com o Município de Flores e a oeste com o Município de Santa Cruz da Baixa Verde.
Acesso Rodoviário
BR 232, com acesso na PE 365 e também PE 320 ( Estrada do Brocotó ).
Distâncias
450 Km da Capital