10ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO DO SEGUNDO PERÍODO LEGISLATIVO

publicado: 13/01/2021 11h52,
última modificação: 13/01/2021 12h34

No dia 11 de dezembro de 2020, realizou-se a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Triunfo, sob a presidência do Sr. Anselmo Martins, onde abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal e solicitou a leitura da Ata da reunião anterior que foi dispensada após deliberação do plenário, ficando a disposição dos mesmos na secretaria desta Casa. Constou no Expediente correspondência enviada a esta Casa, reivindicações, ofícios, pronunciamentos dos Senhores Vereadores, os Projetos de Leis de nº 046 ao nº 055, Projeto de Resolução nº 003, de 11 de dezembro de 2020. O Projeto de Lei nº 09/2020 que altera a lei 1.005/2003 do Código Tributário do Munícipio de Triunfo-PE. Projeto de decreto legislativo nº 008/2020. Indicações nº 083 e nº 087 do vereador Everaldo Martins da Silva, indicações nº 084 e nº  085 do vereador Gilberto Trindade Alexandre. Indicações nº 086 do vereador João Hermano de Souza. Requerimento nº 069 do Vereador Gilberto Trindade de Alexandre.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde o professor Marcos, devidamente inscrito, fez o uso da palavra o Sr. Afonso Nunes que falou sobre a concessão de título de cidadão dizendo que todos foram concedidos e merecidos, solicitando a homenagem também para o Sr. José Fernando Santana de Lima (Fernando de galega) diante da vida que estabeleceu em Triunfo, casando com uma triunfense, Ednalda de Souza, com quem teve dois filhos, Fernando Santana e Felipe Santana, onde sempre foi pessoa de boa índole, agradecendo a oportunidade. O vereador Antônio Estevão se pronunciou, inicialmente saudau os presentes e dizendo que tinha muitos projetos, sugerindo que o projeto do plano decimal da educação era necessário ter mais conhecimento da matéria. Disse que era sua ultima reunião, mas que deixaria suas amizades na política e tinha consciência de ter realizado seu papel como vereador, agradeceu toda presteza dos colegas e competência de todos. A vereadora Sandra Gusmão agradeceu a todos e fez uma retrospectiva de seus 28 (vinte e oito) anos no Lar 101, onde trabalhava desde seus 14 (quatorze) anos de idade e voltou a Triunfo por amor. Ainda agradeceu por tudo independente de não ter sido eleita novamente e finaliza.  Por sua vez, o vereador João Hermano iniciou sua fala parabenizando a rádio Triunfo-FM e a vereadora Sandra Gusmão pelo trabalho, lamentou o fato dela não ter sido eleita, pois a casa precisava de uma representação feminina. Justificou sua indicação onde solicita um lugar para realização de velórios, pleito esse já solicitado pelo vereador Gilberto Trindade Alexandre. Ainda disse que Dr. Clystenes fez jus ao título de cidadão triunfense e pediu aprovação do decreto. Cumprindo precedente regimental o vereador Anselmo Martins se pronunciou cumprimentando os presentes e lembrou-se do trabalho dos vereadores, dizendo estar feliz pelo dever cumprido e muito feliz pela recuperação de José Carlos. Enalteceu os trabalhos do prefeito João Batista e o parabenizou, e pediu ao novo prefeito a presença mais vezes no plenário para assistir as reuniões. Em seguida, o vereador Everaldo Martins cumprimentou os presentes e relembrou da necessidade do abastecimento d’água para zona rural com a perfuração de poços. Na sequência, o vereador Vital Cordeiro pediu 1 (um) minuto de silêncio pela saúde do nobre colega José Carlos. Afirmou que pediria uma oportunidade a novo prefeito, Dr. Luciano, para trabalhar com o povo já que ficou na primeira suplência, agradeceu por tudo em nome do seu filho e encerra. O vereador Edvaldo Ferreira (Camilo) cumprimentou os presentes em nome de Tonês que sempre prestou um serviço de qualidade. Elogiou o vereador Nego Rico pela postura e teceu elogios aos demais. Agradeceu ao povo de Jericó por ter se saído majoritário em todas as urnas e parabenizou o prefeito João Batista afirmando que o mesmo entraria para a história, finalizou com o pedido para que o executivo valorizasse mais o poder legislativo. O vereador Gilberto Serrano saudou os presentes, agradeceu pela convivência na casa legislativa e afirma ter a consciência tranquila em ter exercido bem seu papel de vereador, mesmo não sendo eleito ele diz que continuaria lutando pelo povo em geral, em especial a zona rural. Parabenizou ao novo prefeito por sua escolha quanto os secretários de saúde e de educação por ambos os seres grandes profissionais. Edvaldo Lima se pronunciou para agradecer a todos pela oportunidade de poder fazer parte do legislativo mais uma vez e poder ajudar o próximo, ainda agradeceu todos os servidores da casa pelo tratamento e competência.

Iniciando a ordem do dia o vereador Antônio Estevão mais uma vez solicitou a retirada de pauta o projeto de lei nº 045/2020 que dispõe sobre retificação no Plano Municipal de Educação, sendo a sugestão acatada pelo plenário. A seguir entrou em discussão e votação o PL nº 009 do vereador Anselmo Martins, que foi aprovado por unanimidade; o PL nº 011/2020 dispões sobre a concessão de abono complementar aos profissionais ativos do magistério, com parecer favorável das comissões que foi aprovado com abstenção do vereador Gilberto Trindade Alexandre. Entrou em discussão e votação os Projetos de Leis de nº 046, 047, 048, 049, 050, 051, 052, 053, 054 e 055 que foram aprovados com abstinência do vereador Gilberto Trindade Alexandre ao PL nº 047/2020. Também fez parte da ordem do dia o Projeto de Resolução nº 003/2020 da mesa diretora, com parecer favorável que foi aprovado por unanimidade. Os Projetos de Decretos Legislativos nº 007/2020 e nº 008/2020 também foram votados e aprovados pela casa com os respectivos pareceres e o requerimento nº 69 do vereador Gilberto Trindade Alexandre. Como não havia mais nada a tratar o Sr. Presidente declarou encerrada a sessão.