6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE TRIUNFO-PE.

publicado: 18/04/2022 19h25,
última modificação: 05/07/2022 12h02

A 6ª Reunião Ordinária do Primeiro Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo – PE foi realizada no dia 18 de abril de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando à disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo considerada aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. Presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente passou-se ao grande expediente onde por ordens dos inscritos fez uso da palavra o vereador Edvaldo de Oliveira que se referiu aos presentes e justificou suas proposições solicitando colocação de placa em rua de Jericó. Ainda solicitou do presidente da casa que disponibilizasse um servidor para emissão de títulos de eleitor com fundamento de que muitos não tinham acesso à internet e o prazo estava se encerrando. Ainda falou que existe um projeto para um centro oncológico no hospital de trauma e que registrou visita de técnico em telefonia móvel em Jericó, ressaltando que era objetivo antigo e que ficaria muito feliz se conseguisse. O vereador Djaci Marques iniciou sua fala mais uma vez lembrando o piso dos professores, pois foi dado o reajuste e o assunto foi esquecido. Parabenizou o Dr. Carlênio, novo promotor de justiça de Triunfo, desejando que o mesmo fizesse um bom trabalho. Falou sobre o curso do SEBRAE, onde a dinâmica foi voltada para recursos para a associação Anjos Guerreiros. Justificou suas indicações solicitando centro oncológico, bem como uma carência de saneamento básico para a sede e distritos. O vereador ainda agradeceu e disse que esperava a efetivação dessas ações em especial a telefonia móvel para Jericó. Por fim, falou da necessidade de uma supervisão no Lar Santa Elizabete para ver o andamento das atividades e justificou sua indicação onde solicita uma praça. O vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimental e se pronunciou esclarecendo que havia um projeto para saneamento, orçamento em 33 (trinte e três) milhões de reais, pois era difícil fazer com recursos próprios e quanto ao plano diretor custaria em torno de 300 (trezentos) mil, mesmo o secretario estando atento à questão se fez necessário essa explicação, encerrou e retornou a presidência. Na sequência o vereador Macio Fernandes se pronunciou inicialmente agradecendo o apoio do executivo às estradas vicinais. Agradeceu a participação do jogador Ricardo Rocha e a inauguração da escolinha de futebol. Pediu agilidade a secretaria de educação para a reforma da quadra Clovinho e à SEINFRA para a requalificação da PE-350. O vereador Leandro Dionísio disse que segundo o prefeito o deputado Sebastião Oliveira anunciou que seria feito uma operação tapa buraco e reforço na referida via. O vereador Pedro Xavier se pronunciou referindo aos presentes e justificou suas proposições. Falou da melhoria das estradas agradecendo principalmente o executivo como também a comunidade. Ressaltou a necessidade de disponibilizar servidor para organizar a emissão de título de eleitor. Ainda pediu a construção de sanitários no cemitério público da cidade, encerrou parabenizando os organizadores do festival do vinho, bem como defendeu a subvenção para o lar Santa Elizabete. Prosseguindo, o vereador Jose Carlos se pronunciou e falou da casa da árvore localizada no grito sendo mais um ponto turístico para a população e turistas, agradeceu e encerrou.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão em regime de urgência especial, o PL nº10/2022 que posto em votação mereceu aprovação unanime. Também foi aprovado em regime de urgência o PL nº006 do legislativo como também os requerimentos apresentados na ordem do dia.