CÂMARA APROVA EM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PROJETO DO EXECUTIVO MUNICIPAL

publicado: 24/01/2020 12h32,
última modificação: 24/01/2020 12h32

Os vereadores se reuniram em Reunião Extraordinária, realizada na última sexta-feira do ano de 2019 no dia 27 de dezembro para deliberação do Projeto de Lei do Executivo Municipal nº 031/2019, conforme oficio GP n°401/2019. Este projeto dispõe sobre a Abertura de Crédito Adicional Especial no orçamento vigente o valor de R$ 1.326.691,70 (um milhão, trezentos e vinte e seis mil, seiscentos e noventa um reais e setenta centavos). Iniciando a ordem do dia o 1° secretário procedeu a leitura do PL n° 31 e a coordenadora do SINDUPROM-PE Dinalva Lima Pereira Vieira de Melo se pronunciou saudando os professores e os presentes, desejando justiça em prol da categoria que sofria e não tinha o reconhecimento que mereciam, assim fez uma retrospectiva da gestão, dizendo que desde 2018 os professores das primeiras classes não recebiam o salário compatível com as horas trabalhadas o que levou os professores a sofrerem um déficit financeiro. Disse ainda que a luta era constante, mas muito humilhante e estressante para elas quanto para os inativos que são vitimas das injustiças também. Ainda falou a respeito do precatório do FUNDEF, alegando que era um direito constitucionalmente garantido a classe o que leva a ser desnecessário o desgaste e debate ali feio por ser um direito deles o recebimento do dinheiro. Afirmou que o Prefeito João Batista Rodrigues havia se comprometido em não gastar esse recurso , mas mesmo se comprometendo tinha um plano de investimento de 100% do recurso elaborado sem a presença dos professores. Surpreendidos e indignados os professores questionaram a espera da decisão do STF em relação a este causa, pois a partir desta era possível tomar uma iniciativa de planos para este recurso. Ressaltou ainda que era preciso pensar no coletivo antes de qualquer decisão a ser tomada e respeitar os professores valorizando-os. Fazendo o uso da Tribuna a Professora Eliane Santos também saldou os presentes e relembrou da última reunião ordinária onde teve promessas de que não falariam mais em recurso do precatório antes da decisão do STF, e mão sentia mais garantia. Ela falou da desvalorização dos professores em especial os inativos e que não sentia mais firmeza no olhar dos vereadores. O vereador Genildo Francisco fez uso das suas palavras saudando os professores e a todos os presentes e afirmou que não seria candidato e que sabia que o povo não acreditava mais em político, mas que não seria contra os professores jamais honrando assim os votos recebidos. O vereador Nego Rico referiu-se aos presentes, lembrando que o prefeito havia prometido não tocar mais nesse assunto de precatórios até março e que seria a favor dos professores e contra projeto ficando do lado do povo e da educação. Assim, o presidente colocou o projeto em votação, com parecer favorável, o que foi aprovado com 6 (seis) votos e teve 3 votos contra sendo dos vereadores Gilbeto Serrano Trindade, Genildo Francisco dos Santos e Edvaldo Lima do Nascimento.