Pontos Turisticos

publicado: 23/03/2013 05h39,
última modificação: 23/03/2013 05h39

Cacimba de João Neco

A Cacimba de João Neco localizado no sítio Lage a 5 km da cidade. É um poço vertical com aproximadamente 25 metros de profundidade, contendo um túnel de  aproximadamente 1,20m de largura e  2,5m de altura e com extensão de 30m.

O proprietário do terreno chamado João Neco escavou sozinho e a ele foi  concedido a homenagem do próprio nome.

João na tentativa de amenizar os moradores da comunidade do efeito da seca no ano de 1932 e percebendo a dificuldade para os idosos e para as crianças retirarem a água do poço, escavou um túnel com escadaria perpendicular ao poço, este túnel chega até a nascente do poço facilitando a retirada e a locomoção dos moradores.

Com uma arquitetura artesanal de homem simples, mas uma obra de um grande engenheiro, na entrada foi feito um arco com pedras brutas, um trabalho bem arrojado para a época da sua construção.

 

Museu do Cangaço

Um dos raros museus de Pernambuco dedicados ao fenômeno do cangaço. O museu foi fundado no dia 11/06/1975. A idéia da fundação foi da Ir. Maria José Blandina e de outras pessoas da cidade. O museu já recebeu visitantes de todo o país e também estrangeiros. Atualmente pertence à Prefeitura Municipal de Triunfo. O museu possui um acervo de mais de 500 objetos e uma biblioteca com mais de 40 livros. Os objetos, na sua maioria, foram doados e uma parte foi comprada em andanças pelo sertão e em lugares outrora freqüentados por Lampião e seus cangaceiros. Entre as peças destacam-se punhais, armas, roupas, munições e retratos. Também constam no acervo objetos pertencentes a Lampião, como panelas de ferro e chaves. Funciona de segunda a sábado, das 8 h ao meio-dia e das 14 h às 17 h. No domingo,  das 8 h ao meio-dia. Visitado por turistas, historiadores, estudantes, fãs de Lampião.

 

Furna dos Holandeses/ Furna da Lage

Localizada na estrada Rural de Santo Antônio das Lages,a uma distância de 7,5km do centro de Triunfo, a Furna da Lage é uma das mais belas edificações da natureza, uma rocha com aproximadamente 3m quadrados com uma passagem estreita com cerca de 2m de extensão por 3m que leva o turista direto ao local interno com aproximadamente 30m, com uma altura central de 2m e uma extensão de 10m.

A Furna e formada pela superposição de blocos rochosos com uma nascente que abastece a população local, encontra-se em bom estado de preservação, limpeza e segurança. Um lindo presente doado aos nossos olhos que esta rodeada pela vegetação típica da região.

 

Cachoeira do Pingas

Cultura e muita aventura fazem de Triunfo um dos destinos mais procurados pelos turistas. Além de ser conhecido como a terra do cangaço, o município destaca-se pela riqueza cultural deixada por Virgulino, o Lampião, e pelas diversas atividades de turismo de aventura.

Localizado no Sertão do Pajeu, a aproximadamente 450 quilômetros da Capital pernambucana, o lugar possui belíssimas paisagens, açudes, cachoeiras, furnas e o famoso Pico do Papagaio. Lá, o visitante poderá optar por um breve passeio ou aventurar-se acampando em ambientes selvagens.

Para quem deseja fazer uma simples caminhada, poderá conhecer os principais atrativos como o Museu do Cangaço, a Gruta do Neco, a Furna dos Holandeses – lugar onde Lampião se refugiou -, a Cachoeira das Pingas e o Pico do Papagaio, ponto mais alto do Estado, situado a 1.250 metros de altitude.

Além de contemplar a vista panorâmica do Sertão, o turista terá a opção de praticar o cascading na Cachoeira dos Pingas, no qual a atividade é realizada de duas maneiras: a primeira de forma positiva, em um pequeno trecho, e a outra negativa, completando 40 metros de descida.

 

 

Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio está localizado a 9 km da cidade é o ponto mais alto do estado de Pernambuco com seus 1260 metros acima do nível do mar.

Encontra-se no alto da serra em meio a uma vegetação típica com cactos, plantas rasteiras e incidência de pedras e lajeiros, inclusive uma de formato arredondado sustentada apenas por uma fissura no lajeiro que fica no alto da serra sendo ali o cume, se tornando um observatório natural onde de lá propicia uma belíssima vista do vale do Pajeú, sendo possível ver seis cidades: Triunfo – PE, Princesa Isabel – PB, São José de Princesa – PB, Afogados da Ingazeira – PE, Flores – PE e Carnaíba – PE.

Um local perfeito para respirar o ar puro do interior e a pratica do ecoturismo, local muito procurado pelas excursões das Universidades da região para estudos geográficos e arqueólogos.

 

 

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

Situada em frente à Praça Júnior Veríssimo, tendo sido construída no local da antiga capela, em taipa, dedicada à Nossa Senhora das Dores. Reformada em 1874 e 1876, sucessivamente, tinha três imagens no altar uma delas de Nossa Senhora das Dores trazida no início do século XIX pelo frei italiano Vidal da Penha. As laterais possuem colunas arqueadas, esculpidas e pintadas. Já a torre com o sino se localiza em posição de destaque, sobre um terraço de entrada.

 

 

Teleférico

Com 600 metros de extensão e 16 metros de altura, liga o centro da cidade ao Sesc de Triunfo. O passeio dura 20 minutos (ida e volta).

Transportador a cabo aéreo instalado na cidade de Triunfo, no sertão de Pernambuco.

De propriedade do SESC, faz a interligação do Hotel do SESC à Rodoviária local, passando sobre um lago, com um vão entre torres de 220 m.

 

 

Engenho São Pedro

O engenho possui uma arquitetura do século passado e esteve anos desativado, a sua recuperação teve início no ano de 2000, retornando ao funcionamento no ano seguinte. A cachaça artesanal foi registrada e começou a ser fabricada em meados de 2001, recentemente ela foi a primeira do Brasil a receber o selo de qualidade do INMETRO.A estrutura física do engenho é formada por:

Moendas, dornas de fermentação, barrís de carvalho para envelhecimento, barrís de freijó para o descanso da bebida, conjunto de alambiques, caldeira e fornalha da rapadura. No local encontra-se uma bodega, nela são oferecidos diversos produtos, como a cachaça branca e envelhecida, licor de cana-de-açúcar e uma variedade de rapaduras. Os principais consumidores da cachaça são algumas capitais nordestinas, como Recife, Natal, João Pessoa, Maceió e Aracajú. Também é fornecida em algumas redes de supermercados, como o Carrefour, Bompreço, e em lojas especializadas localizadas em aeroportos, nos principais pontos de circulação turística e sendo ainda exportada para outros países como a Alemanha.

O visitante chegando ao engenho terá a chance de conhecer todo o processo de fabricação, fazendo um tour acompanhado de um guia, desde a chegada da cana-de-açúcar até o produto final.

 

 

Cine Teatro Guarany

É o Cartão postal da cidade, fica logo na entrada de Triunfo. Construído em 1919, o prédio passou anos desativado e agora foi totalmente restaurado pelo governo estadual. Agora, conta com novos camarins, galeria de acesso aos banheiros públicos e teve a sala de projeção completamente reformada. Tratamento acústico e um moderno sistema de iluminação cênica também foram implantados.

 

Águas Parques

Inaugurado no dia 07 de setembro de 1997, dispõe de uma infraestrutura ecológica sendo todo arborizado com 40 mil metros quadrados de área, dotado de campo de futebol de areia, piscina de mergulho, playground, banheiros, estacionamento, enfermaria, sala de reuniões, sala de apoio e um apartamento. O parque possui sete piscinas no total, somando em torno de um milhão de litros de água tratada e vinda de uma nascente cristalina. Muito visitado durante o verão, registrando um público recorde de duas mil pessoas, sendo que os meses de alta se iniciam a partir do mês de setembro e vai até fevereiro do ano seguinte encerrando com o carnaval.

 

SESC

Situado no Sertão do Pajeú é chamado de Oásis do Sertão, Triunfo está a 1260m de altitude e fica a 400km do Recife. Com temperaturas que variam entre 28ºC no verão e 5ºC no inverno, a cidade oferece aos visitantes casarios antigos, mirantes naturais, cachoeiras, engenhos artesanais e moderna infra-estrutura hoteleira com excelência em conforto no Centro de Turismo e Lazer Sesc Triunfo.

A Infraestrutura conta com:

• 58 apartamentos, todos com frigobar, televisão, telefone, toalete, sendo 19 apartamentos adaptados para pessoas da terceira idade e 01 apartamento adaptado para portador de necessidade especial (cadeirante)

• Piscinas com vista panorâmica

• Restaurante

• Cyber Café Engenho, com acesso a Internet banda larga

• Estacionamento Interno

• Biblioteca

• Salão de Jogos

• Quadra Poliesportiva

• Fitness Center

• Loja e Espaço de Artesanato

• Primeiro Teleférico do Sistema Sesc

• Centro de convenções com capacidade para 200 pessoas com salas de apoio

• Business Center

Endereço: Rua Antônio Henrique da Silva, s/n – São Cristóvão – Triunfo – PE

Fone/Fax: (87) 3846-2800

E-mail: triunfo@sescpe.com.br