4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 22/03/2023 12h01,
última modificação: 30/03/2023 12h27

A 4ª Reunião Ordinária do Primeiro Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo – PE foi realizada no dia 17 de março de 2023, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. O presidente solicitou a leitura da ata da reunião anterior, que foi dispensada após deliberação plenária. Prosseguindo, Prosseguindo foi lido o Expediente que constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores. Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde o senhor vereador

O vereador Givaldo Belarmino que saudou os presentes e agradeceu a Deus. Disse que estava atento com as estradas vicinais e que o prefeito havia se pronunciado, porém era preciso esperar o tempo chuvoso passar e encerrou. O vereador José Leonardo saudou os presentes e reivindicou recursos para barragem no Cajueiro, beneficiando toda comunidade. Disse que em breve o serviço de roço do mato das estradas seria licitado e encerrou. O vereador Leandro Dionísio parabenizou o secretário Daniel pelas ações na saúde, especialmente o mutirão de ultrassom. Parabenizou também André Vasconcelos e convidou todos para inauguração do Centro Pedagógico que tinha o nome de Dr. João Antas por lei de sua iniciativa. Ainda com a palavra justificou suas indicações e encerrou. Continuando o vereador Djaci Marques referiu-se aos presentes e reportou-se sobre o projeto do SEBRAE, onde participou da formação de líderes com objetivo de criar agenda de desenvolvimento integrando os municípios do Pajeú e gerando futuros empregos e renda, parabenizando o SESC e SEBRAE. Ainda com a palavra justificou indicações e solicitou mais uma vez a criação da guarda Maria da Penha em alusão ao mês de março dando mais segurança às mulheres. O vereador também falou sobre os motocicletas, lembrando a necessidade de rever o valor dos alvarás e conceder aos mesmos alguns benefícios, lembrando a necessidade de uma audiência pública para esse tema e encerrou. Dando prosseguimento o vereador Edvaldo de Oliveira saudou os presentes e relatou que no último sábado esteve com o prefeito na zona rural e o mesmo já autorizou a manta asfáltica do trecho da estrada de Jericó e o calçamento por etapa. Ainda citou alguns pontos a serem avançados na saúde como um Centro Oncológico do Sertão, hemodinâmica, vinculadas ao SUS, ações que beneficiam a todos. Ainda com a palavra, o vereador disse que em campanha Lula havia prometido o pagamento do piso a classe de enfermagem, porém até o momento nenhum profissional havia recebido, assim como Raquel Lira que ainda não havia pago. O vereador Pedro Xavier saudou os presentes e referiu-se a atuação de André Vasconcelos que muito se dedica ao turismo ressaltando que o município sobrevive também do turismo. Justificou suas proposições e foi aparteado pelo vereador José Carlos que parabenizou o prefeito e o secretário de saúde Daniel pelas novas instalações da secretaria. Novamente com a palavra, o vereador Pedro falou sobre o mutirão da ultrassonografia e se solidarizou com o nobre colega Camilo pela luta em prol da implantação do piso da enfermagem pela luta da instalação de um IML, pois só as famílias sabiam do sofrimento que passavam e encerrou. Cumprindo precedente regimental o  vereador Anselmo Martins se pronunciou e se reportou as instalações da secretaria de saúde dizendo estar muito feliz com a grande conquista e pelo conforto oferecido na nova secretaria, porém estava triste por não ter visto o nome da Câmara citado em nenhum momento, como se o poder legislativo não tivesse sua parcela de contribuição e lembrou que todos os projetos de suplementação foram aprovados em tempo hábil. Ainda parabenizou o centro pedagógico e afirmou que em breve a “subida” da Rua do BM seria requalificada. O vereador Anselmo justificou suas proposições especialmente aquela que solicita a imersão de carne de caprino na merenda escolar. Ainda falou da questão dos mototaxistas que devem pagar o alvará e que os mesmos se organizem melhor encerrado sua fala. Logo após o vereador Mácio Fernandes fez o uso da palavra agradecendo a Deus e os presentes na sessão, justificou suas indicações e desejando que o gestor realizasse a valorização das condições do estádio e das quadras societys. Referiu-se sobre os mototaxistas, lembrando que é defensor da classe que não tem infraestrutura e nem proteção contra sol e chuva, solicitando que a secretária Ivanice visse a questão da pescaria da semana santa para que os pescadores locais sejam beneficiados e para não haver comercialização dos peixes. Ainda parabenizou o município pelas inaugurações da Biblioteca e do Centro Pedagógico. Por fim parabenizou a todas as mulheres pelo mês de março que é direcionado à mulher.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão, em regime de urgência especial o PL do executivo nº 001 que posto em votação foi aprovado por todos os vereadores presentes. Em seguida entrou em discussão o PL nº 004 do vereador Givaldo Belarmino, com parecer favorável da 1ª Comissão, que posto em votação mereceu aprovação unânime. O PL nº 005 do vereador Anselmo Martins, com parecer favorável da 1ª comissão, que posto em votação foi aprovado por unanimidade. Também mereceu aprovação o projeto de Decreto Legislativo nº 001 da mesa Diretora, com devida tramitação. Ainda foram aprovados todos os requerimentos do dia.