4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 20/09/2022 09h10,
última modificação: 28/10/2022 12h23

A 4ª Reunião Ordinária do Segundo Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo-PE, foi realizada no dia 19 de setembro de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde, devidamente inscrita na tribuna popular se pronunciou a senhora Miriam Pereira para tratar de assuntos relacionados ao piso do magistério, onde esclarece que o piso atual era R$ 3.845,00 (três mil, oitocentos e quarenta e cinco reais) e citou a lei do que trata deste assunto, bem como a recomendação do TCE, lembrando que nenhum gestor era brigado a incidir percentual acima do valor do piso e que foi dado reajuste a todos e com reajuste. A secretaria ainda explicou que, com base na primeira de março, o abono havia foi retirado. Ainda disse que o valor da hora aula é de acordo com a qualificação de cada professor, visto que a lei do piso é um estimulo ao professor para buscar novos aperfeiçoamentos. Por fim, o vereador Djaci Marques sugeriu uma audiência pública entre o MP e professores.

Iniciando os pronunciamentos do legislativo o vereador Edvaldo de Oliveira Ferreira parabenizou os gestores e equipe pela colocação no IDEB, especialmente os de Jericó, numa prova de que a educação avança a cada dia mais. Dr. Clovis pelo empenho na abertura do Instituto Renal de Serra Talhada, sendo uma conquista para a área da saúde. O vereador Djaci Marques falou do protesto dos professores que era legítimo e devido e que espera a resolução da questão. Ainda pediu providência para os cachorros soltos nas ruas de Jericó. Ainda lamentou o encerramento da aulas do ensino integral. Givaldo Belarmino se manifestou e explicou a questão da agua de Jericó. O vereador Anselmo cumpriu precedente regimental e se pronunciou, inicialmente saudando os presentes afirmado que o destaque na educação do  município era motivo de orgulho e mérito dos profissionais. O vereador Pedro Xavier fez uso da palavra agradecendo o empenho da secretaria Miriam pela esforço dedicado a educação; parabenizou os envolvidos na organização do motofest e se congratulou com o Thenor Higor pelo recebimento do troféu destaque nordeste.

Iniciando a ordem do dia entrou em discussão os requerimentos de nº 96 e 97 que postos em votação foram aprovados por unanimidade.