8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO-PE

publicado: 13/05/2022 12h31,
última modificação: 04/11/2022 09h49

A 8ª Reunião Ordinária do Primeiro Período Legislativo, da Câmara Municipal de Triunfo-PE, foi realizada no dia 12 de novembro de 2022, onde o senhor Presidente Anselmo Martins abriu a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal. Prosseguindo, o senhor Presidente colocou em votação a  Ata da reunião anterior que por unanimidade foi dispensada, ficando a disposição dos demais Vereadores na secretaria desta Casa, sendo aprovada. Constou no Expediente correspondências enviadas a esta Casa, diversas reivindicações, requerimentos e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, e o Sr. presidente deu por aberta a sessão em nome de Deus e da Lei Orgânica Municipal.

Como não havia oradores para o pequeno expediente passou-se para o grande expediente onde, devidamente inscrita na tribuna popular se pronunciou a senhora Maria Olinda pedindo melhoria para as condições físicas e para o atendimento da unidade básica de saúde do Bairro Encruzilhada/Rosário. Também solicitou a compra de um scaner para veias para o hospital visando o atendimento de crianças e bebês, além de outros pleitos relacionados ao melhoramento da saúde e finalizou sua fala agradecendo a oportunidade. O ex-vereador Genildo Francisco, devidamente inscrito, se pronunciou cumprimentando os presentes e falou sobre a melhoria das estradas vicinais, ressaltando que havia deixado a de São José por ultimo justamente para evitar críticas. Agradeceu a todos os envolvidos neste projeto e ressaltou que não se arrependeu de ter saído da política ainda esclareceu matéria de blogs sobre possível vínculo com a prefeitura, dizendo que seu maior objetivo era trabalhar em prol do povo, que não criticava o trabalho de Dr. Luciano, desejando progresso e encerrou. A senhora Milinha Viana fez uso da palavra para agradecer a homenagem a sua mãe Ester Viana que teve seu nome na nova creche municipal, também agradeceu ao ex prefeito, bem como o atual. Anda reiterou a solicitação de Genildo Francisco quanto à estrada do São José e encerrou.

Dando inicio aos pronunciamentos do legislativo, fez uso da palavra o senhor vereador Edvaldo de Oliveira Filho que agradeceu o respeito do SEBRAE quanto ao pleito para cursos profissionalizantes. Reportou-se ao piso dos professores, dizendo que os aposentados também deveriam ser contemplados. Justificou suas indicações e pediu ao presidente da casa que viabilizasse um orelhão digital. Ainda relatou a falta de medicamento, explicou que a empresa vencedora da licitação era de MG e devido a burocracia o fornecimento estava demorando e pediu que o povo tivesse paciência. Ainda falou da necessidade de um scan de veias para o hospital e pediu para o secretário de saúde, Daniel Antas, para aumentar o número de atendimentos médicos nos PSF, finalizando sua fala agradecendo ao SENAC pela resposta quanto aos cursos profissionais e parabenizou os enfermeiros. O vereador Givaldo Belarmino iniciou sua fala agradecendo a Deus e a Nossa Senhora por mais um dia. Justificou  indicações e reportou-se a fala de Maria Olinda dizendo que já havia conversado com Daniel que se prontificou em sanar as questões. Referiu-se à indicação de Djaci relacionada a COHAB 2, dizendo que também já havia solicitado projeto estimado em quatro milhões para o saneamento de Canaã, deixando nas mãos de Jarbas Vasconcelos. O vereador Djaci Marques iniciou agradecendo pela valorização do magistério com a implementação do piso pedindo o retroativo para todos. Agradeceu a ambulância para Jericó e a CELPE pelas constantes manutenções na rede. Disse que esteve na AMUPE e participou do seminário sobre transporte escolar, e afirmou que teve falhas o relatório da prestação de contas de Triunfo/PE; prestando contas da viagem. Justificou suas indicações e encerrou. O vereador Anselmo Martins cumpriu precedente regimental e se pronunciou justificando suas proposições e externou sua felicidade quanto a implementação do piso dos professores louvando a fama do atual prefeito em cumprir com suas promessas e em ser um bom gestor. Referiu-se quanto à questão do transporte escolar lembrando a geografia do município; pediu providência quanto a ladeira da fabrica por ser de difícil acesso com se tem dois veículos se tornando perigoso seu acesso e retornou a presidência.

Iniciando a ordem do dia foi aprovado em regime de urgência o PL n° 007 do legislativo. Também mereceram aprovação unanime os requerimentos nº 38 ao nº 42. Segundo preceito regimental instituído pela Lei Orgânica n°001 e a Emenda ao Regimento interno n° 001/2022 foi realizado a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 com a chapa composta pelos seguintes vereadores: Anselmo Martins Pereira –PRESIDENTE; Mácio Fernandes dos Santos- VICE PRESIDENTE; Pedro Xavier de Queiroz – 1º SECRETÁRIO e Djaci Marques de Souza – 2º SECRETÁRIO. Cumprimentando todos os tramites regimentais a eleição foi feita de forma nominal e os vereadores justificaram seus votos elegendo a chapa supramencionada.